Compreensões sobre a pesquisa Hermenêutico-Fenomenológica situada no âmbito da Educação Matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSantos, Joel Gonçalves Dos-
Autor(es): dc.creatorMondini, Fabiane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T19:58:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T19:58:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v39a240250-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/297117-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/297117-
Descrição: dc.descriptionThis article was developed on the occasion of the forty years of existence of the Postgraduate Program in Mathematics Education (PPGEM) at UNESP – Rio Claro Campus, representing a form of celebration of this milestone. The objective of the text is to present an understanding of Hermeneutic-Phenomenological research, highlighting this type of investigation in the field of Mathematics Education. With this aim, we carried out a descriptive study of a qualitative nature, starting the discussion from an understanding of the qualitative and quantitative research approaches, recognizing that all research requires attention to the reality of what it intends to investigate. Next, we turned our attention to a possible Hermeneutic-Phenomenological procedure, addressing considerations about Phenomenology, Hermeneutics, and Hermeneutics-Phenomenological, which led us to an investigative vision that places research phenomenon and researcher in an indissoluble relationship. As a result of the study, we understand that Hermeneutic-Phenomenological research seeks to understand, in a rigorous way, the complexity of phenomena and reflect on how they manifest themselves to us. In this aspect, it is understood that the human being is an interpretative and historical being, whose perception of the world is shaped by their cultural and social experiences and interactions.-
Descrição: dc.descriptionEste artigo foi desenvolvido por ocasião dos quarenta anos de existência do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da UNESP – Campus de Rio Claro, configurando-se como uma forma de comemoração desse marco histórico. O objetivo deste texto é apresentar compreensões sobre a pesquisa Hermenêutico-Fenomenológica, destacando esse tipo de investigação no campo da Educação Matemática. Com esse intuito, realizamos um estudo descritivo de natureza qualitativa, iniciando a discussão a partir de um entendimento sobre as abordagens qualitativa e quantitativa de pesquisa, reconhecendo que toda pesquisa requer atenção à realidade do que se pretende investigar. Em seguida, voltamos nosso olhar para um possível procedimento de investigação Hermenêutico-Fenomenológico, abordando considerações sobre a Fenomenologia, a Hermenêutica e a Hermenêutica-Fenomenológica, o que nos levou a uma visão investigativa que situa fenômeno de pesquisa e pesquisador em uma relação indissolúvel. Como resultado, compreendemos que a pesquisa Hermenêutico-Fenomenológica busca entender, de maneira rigorosa, a complexidade dos fenômenos investigativos e refletir sobre como eles se manifestam para nós. Nessa vertente, entendemos que o ser humano é um ser interpretativo e histórico, cuja percepção do mundo é moldada por suas experiências e interações culturais e sociais.-
Descrição: dc.descriptionUNESP, IGCE-
Descrição: dc.descriptionUNESP, PPGEM-
Descrição: dc.descriptionUNESP, IGCE-
Descrição: dc.descriptionUNESP, PPGEM-
Formato: dc.format--
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa; Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática-
Relação: dc.relationBolema: Boletim de Educação Matemática-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics Education-
Palavras-chave: dc.subjectPhenomenology-
Palavras-chave: dc.subjectPhilosophical Hermeneutics-
Palavras-chave: dc.subjectQualitative research-
Palavras-chave: dc.subjectQuantitative research-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectFenomenologia-
Palavras-chave: dc.subjectHermenêutica Filosófica-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa Qualitativa-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa Quantitativa-
Título: dc.titleCompreensões sobre a pesquisa Hermenêutico-Fenomenológica situada no âmbito da Educação Matemática-
Título: dc.titleUnderstandings about Hermeneutic-Phenomenological research situated within the scope of Mathematics Education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.