Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul—PUCRS | - |
Autor(es): dc.contributor | Yasar University | - |
Autor(es): dc.contributor | Vellore Institute of Technology | - |
Autor(es): dc.creator | Anuardo, Rafaela Garbelini | - |
Autor(es): dc.creator | Espuny, Maximilian | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Ana Carolina Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Espuny, Ana Lígia Gil | - |
Autor(es): dc.creator | Kazançoğlu, Yiğit | - |
Autor(es): dc.creator | Kandsamy, Jayakrishna | - |
Autor(es): dc.creator | de Oliveira, Otávio José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:01:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:01:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3390/su151914150 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/297088 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/297088 | - |
Descrição: dc.description | With technological advancements, there has been a significant increase in the generation of electronic waste (e-waste), leading to severe environmental consequences. Inadequate e-waste management poses obstacles to achieving the Sustainable Development Goals (SDGs) and results in detrimental effects such as pollution, health risks, and resource depletion. Recycling and reusing are vital due to the presence of toxic and valuable elements in e-waste. However, several barriers impede effective management, including limited collection points, insufficient awareness, and inadequate policies. For this reason, this paper aims to propose drivers for developing and improving organizational actions that enhance e-waste management, enabling companies to contribute to the achievement of the SDGs. Content analysis was employed as the research method to identify booster elements and systematize e-waste management drivers. Thirty-six booster elements related to SDGs 3, 6, 7, 8, 9, 11, 12, and 17 were identified based on 30 relevant scientific articles from Scopus and 16 sustainability reports from well-ranked companies on the New York Stock Exchange. The systematized drivers encompass recycling and treatment techniques, sustainable manufacturing and consumption, e-waste management technologies, and cooperation networks. The scientific contribution of this work lies in incorporating empirical elements into the literature and enriching the theory of sustainable practices in the electronic equipment industry. In an applied manner, this article contributes to managers who can use the proposed drivers to improve the management of e-waste, thus reducing costs and enhancing the socio-environmental performance of their companies. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Production Department FEG São Paulo State University—UNESP, Av. Ariberto Pereira da Cunha, 333, Portal das Colinas, SP | - |
Descrição: dc.description | Business School Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul—PUCRS, Av. Ipiranga, 6681, Partenon, RS | - |
Descrição: dc.description | Department of Logistics Management Faculty of Business Yasar University, Universite Cad. No.37-39, T-Block, Office No.604 Bornova | - |
Descrição: dc.description | School of Mechanical Engineering Vellore Institute of Technology, Tamil Nadu | - |
Descrição: dc.description | Production Department FEG São Paulo State University—UNESP, Av. Ariberto Pereira da Cunha, 333, Portal das Colinas, SP | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 312538/2020-0 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Sustainability (Switzerland) | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | content analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | e-waste | - |
Palavras-chave: dc.subject | e-waste management | - |
Palavras-chave: dc.subject | electrical and electronic equipment waste | - |
Palavras-chave: dc.subject | municipal solid waste management | - |
Palavras-chave: dc.subject | sustainable developed goals | - |
Palavras-chave: dc.subject | waste management | - |
Título: dc.title | Transforming E-Waste into Opportunities: Driving Organizational Actions to Achieve Sustainable Development Goals | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: