Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | “Centro de Estudos da Voz” – CEV | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília (UnB) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Bruna Rainho | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Vanessa Veis | - |
Autor(es): dc.creator | Pacheco, Claudia | - |
Autor(es): dc.creator | Madazio, Glaucya | - |
Autor(es): dc.creator | Amin, Elisabeth | - |
Autor(es): dc.creator | Moreti, Felipe | - |
Autor(es): dc.creator | Behlau, Mara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:51:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:51:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.jvoice.2024.11.015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/297043 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/297043 | - |
Descrição: dc.description | Objective: To validate the Evaluation of the Ability to Sing Easily (EASE) scale for Brazilian Portuguese. Methods: A total of 391 singers participated in the study—192 females and 198 males, with a mean age of 33 years. Validation was performed according to the criteria recommended by the COnsensus-based Standards for the selection of health Measurement INstruments, evaluating the following domains, properties, and measurement: reliability (reliability and internal consistency), construct validity (transcultural validity and structural validity), and criterion validity (concurrent criterion validity). Hence, participants responded to the EASE for Brazil (EASE-BR), the Voice Symptoms Scale (VoiSS), the list of signs and symptoms (LSS), and a vocal self-assessment. The EASE-BR was answered a second time 2-15 days after the first application. Results: The Brazilian version of the EASE scale, called EASE-BR, was found to have adequate cross-cultural validity. In construct validity, the 22-item, three-factor model had its structure validated in confirmatory factor analysis with an standardized root mean square residual of 0.066; internal consistency with a high Cronbach's coefficient between 0.902 and 0.779; test-retest reliability with an ICC between 0.72 and 0.52; and concurrent criterion validity significantly correlated with the VoiSS, LSS, and vocal self-assessment (P < 0.05). The cutoff values that differentiated individuals with and without risk for voice changes were 10.5 points for the total, 4.5 for vocal fatigue, 5.5 for the vocal risk index, and 1.5 for vocal concern. Conclusions: The EASE-BR proved to be a valid and reliable vocal self-assessment instrument in its structure with 22 items and three factors. | - |
Descrição: dc.description | “Centro de Estudos da Voz” – CEV, SP | - |
Descrição: dc.description | Speech-Language Pathology and Audiology Course Faculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde Universidade de Brasília - UnB, DF | - |
Descrição: dc.description | Speech-Language Pathology and Audiology Department Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Unesp, SP | - |
Descrição: dc.description | Speech-Language Pathology and Audiology Department Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Unesp, SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Voice | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Questionnaires— Quality of life— Singers— Validation studies— Voice— Voice disorders. | - |
Título: dc.title | Validation and Cutoff Value of the Brazilian Version of the Evaluation of the Ability to Sing Easily—EASE | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: