História Oral e decolonialidade: perspectivas para os estudos sobre a formação e atuação de professores e professoras que ensinam/ensinaram matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSilva, Heloisa Da-
Autor(es): dc.creatorGarnica, Antonio Vicente Marafioti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:16:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:16:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v39a230267-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/297040-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/297040-
Descrição: dc.descriptionDos temas son centrales en este texto. La primera parte trata del uso y de las potencialidades de la Historia Oral para investigaciones relacionadas a la formación y actuación de profesoras y profesores que enseñan/enseñaron matemática en Brasil; mientras que la segunda parte discute brevemente el potencial de la dimensión histórica para esta investigación, indicando relaciones con el proceso de colonización en el país y los estudios sobre decolonialidad. Finalmente, apuntamos posibilidades de interconectar temas como formación y actuación docente, Historia Oral, estudios decoloniales y Educación Matemática.-
Descrição: dc.descriptionDois temas são centrais a este texto. Em sua primeira parte, ele trata do uso e das potencialidades da História Oral para estudos relacionados à formação e atuação de professoras e professores que ensinam/ensinaram matemática no Brasil; enquanto, em sua segunda parte, discutimos brevemente o potencial da dimensão histórica para esses estudos, indicando relações com o processo de colonização no país e os estudos sobre decolonialidade. Vinculando ambas as partes, buscamos, por fim, apontar possibilidades de interconectar temas como formação e atuação docentes, História Oral, estudos decoloniais e Educação Matemática.-
Descrição: dc.descriptionUNESP, IGCE-
Descrição: dc.descriptionUNESP, FC-
Descrição: dc.descriptionUNESP, IGCE-
Descrição: dc.descriptionUNESP, FC-
Formato: dc.format--
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa; Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática-
Relação: dc.relationBolema: Boletim de Educação Matemática-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professores-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Educação Matemática Brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectHistória Oral-
Palavras-chave: dc.subjectEstudos Decoloniais-
Título: dc.titleHistória Oral e decolonialidade: perspectivas para os estudos sobre a formação e atuação de professores e professoras que ensinam/ensinaram matemática-
Título: dc.titleOral History and decoloniality: perspectives for studies on the formation and performance of teachers who teach/taught mathematics-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.