Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UMR 9193 - SCALab - Sciences Cognitives et Sciences Affectives | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Bonnet, Cédrick T. | - |
Autor(es): dc.creator | Kechabia, Yann-Romain | - |
Autor(es): dc.creator | Magnani, Ivan | - |
Autor(es): dc.creator | Polastri, Paula F. | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Sérgio T. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:13:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:13:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.humov.2024.103277 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/297009 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/297009 | - |
Descrição: dc.description | When individuals stand, they sway and so have to maintain their balance. It is generally expected that task performance is worse when standing and swaying than when sitting and therefore not swaying. In contrast, we hypothesized that greater sway is associated with better task performance in the absence of external perturbations of posture. Twenty-four healthy, young adults performed two goal-directed, modified Stroop tasks (incongruent and reversed incongruent) in four body position conditions (standing against a vertical surface, and standing freely with a wide, standard or narrow stance). Centre of pressure (COP) sway, head sway, eye movements, visual attention, and task performance were recorded. Partial correlation analyses showed significant positive associations between task performance and some COP and head sway variables, after controlling for the level of visual attention. Analyses of variance with three factors (body position, task difficulty, target distance) also showed significant interaction effects between body position (and therefore postural sway) and the number of accurate target findings. The presence of these interactions showed that narrow stance was both the best body position for performing the incongruent task and the worst body position for performing the reversed incongruent task. Overall, COP sway and head sway can increase task performance. Hence, healthy, young adults in quiet stance appear to use sway to explore their environment more effectively. However, it should be borne in mind that our hypothesis was formulated solely with regard to healthy, young adults standing in quiet stance. | - |
Descrição: dc.description | Univ. Lille CNRS UMR 9193 - SCALab - Sciences Cognitives et Sciences Affectives | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State University (UNESP) Department of Physical Education Faculty of Sciences Laboratory of Information Vision and Action (LIVIA), Bauru | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State University (UNESP) Department of Physical Education Faculty of Sciences Laboratory of Information Vision and Action (LIVIA), Bauru | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Human Movement Science | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Body position | - |
Palavras-chave: dc.subject | Body sway | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modified Stroop task | - |
Palavras-chave: dc.subject | Task performance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Young adults | - |
Título: dc.title | Benefits of postural sway to succeed in goal-directed visual tasks | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: