
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza-Chaloba, Rosa Fátima | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:27:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:27:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/129565.PT | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/297000 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/297000 | - |
| Descrição: dc.description | This text is a bibliographical essay about the production of research on the history of rural education in Brazil, in the last decade, demarcating the reflection around the studies that have addressed the problems of elementary school and the formation and work of teachers for rural areas. The text begins by reconstituting the trajectory of the theme in the field of History of Education, highlighting the contribution of dissertations, theses and research projects. Then, it discusses some issues considered relevant to the debate on the theme, especially, the conceptual controversies, the historical production of the difference between urban and rural schools, the relations and disagreements between scholasticovists and advocates of the ruralization of education, the transnational circulation of ideas, proposals and models for rural education, the complex situation of lay teachers and the scope and limits of rural normal schools and regional normal courses. | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista, SP | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista, SP | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Historia da Educacao | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | History of Rural Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rural Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rural Elementary Schools | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teacher Training for the Rural Environment | - |
| Título: dc.title | A DECADE OF RESEARCH ON THE HISTORY OF RURAL EDUCATION IN BRAZIL (2012 - 2022) | - |
| Título: dc.title | UNA DÉCADA DE INVESTIGACIÓN SOBRE LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN RURAL EN BRASIL (2012 – 2022) | - |
| Título: dc.title | UNE DÉCENNIE DE RECHERCHES SUR L’HISTOIRE DE L’ÉDUCATION RURALE AU BRÉSIL (2012 – 2022) | - |
| Título: dc.title | UMA DÉCADA DE PESQUISAS SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL (2012 – 2022) | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: