TECHNOLOGICAL EDUCATION IN THE MATHEMATICAL EDUCATION FRAMEWORK: ARTICULATING UNDERSTANDINGS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná (UFPR)-
Autor(es): dc.creatorMondini, Fabiane-
Autor(es): dc.creatorMocrosky, Luciane Ferreira-
Autor(es): dc.creatorOrlowski, Nelem-
Autor(es): dc.creatorSimões, Alexandre da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T19:49:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T19:49:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.20.416-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/296996-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/296996-
Descrição: dc.descriptionIn this article, we expose understandings for technological education, or technological mathematical education, following the path of explaining how we have come to understand what has been supporting school mathematics. To do this, we focus on mathematical predictability and accuracy, which are often required in educational processes, articulating it with the formation of people and bringing in it computational thinking as a creative way of linking science-technology-mathematics-teaching. We conclude that technology sustains a structural change in our society, in the way we live and act, in the way we teach and learn. This change also extends to the educational scenario in which Technological Education emerges, as a forming movement, which is structured based on technology, but beyond utility, bringing temporality, guided by the sense it makes in the world and calling us to think, in this context, Technological Education in the scope of Mathematical Education, as a formative possibility.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista – Câmpus de Rio Claro (UNESP) Universidade Estadual Paulista – Câmpus de Sorocaba (UNESP) e do programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Universidade Estadual Paulista – Câmpus de Rio Claro (UNESP)., São Paulo-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista – Campus de Rio Claro (UNESP) Universidade Tecnológica Federal do Paraná e do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica Educacional e Tecnológica (PPGFCET-UTFPR), Paraná-
Descrição: dc.descriptionPós-Graduação em Formação Científica Educacional e Tecnológica (PPGFCET) Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus de Curitiba (UFPR) Rede Municipal de Ensino de Curitiba, Paraná-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista – Câmpus de Sorocaba (UNESP) programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica Interunidades da Unesp e do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), SP-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista – Câmpus de Rio Claro (UNESP) Universidade Estadual Paulista – Câmpus de Sorocaba (UNESP) e do programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Universidade Estadual Paulista – Câmpus de Rio Claro (UNESP)., São Paulo-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista – Campus de Rio Claro (UNESP) Universidade Tecnológica Federal do Paraná e do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica Educacional e Tecnológica (PPGFCET-UTFPR), Paraná-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista – Câmpus de Sorocaba (UNESP) programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica Interunidades da Unesp e do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), SP-
Formato: dc.format143-157-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationRevista Pesquisa Qualitativa-
???dc.source???: dc.sourceScopus-
Palavras-chave: dc.subjectComputational Thinking-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical Education-
Palavras-chave: dc.subjectPeople formation-
Palavras-chave: dc.subjectTechnological Education-
Título: dc.titleTECHNOLOGICAL EDUCATION IN THE MATHEMATICAL EDUCATION FRAMEWORK: ARTICULATING UNDERSTANDINGS-
Título: dc.titleEDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ARTICULANDO COMPREENSÕES-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.