
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná (UFPR) | - |
| Autor(es): dc.creator | Mondini, Fabiane | - |
| Autor(es): dc.creator | Mocrosky, Luciane Ferreira | - |
| Autor(es): dc.creator | Orlowski, Nelem | - |
| Autor(es): dc.creator | Simões, Alexandre da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:49:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:49:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-24 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.20.416 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/296996 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/296996 | - |
| Descrição: dc.description | In this article, we expose understandings for technological education, or technological mathematical education, following the path of explaining how we have come to understand what has been supporting school mathematics. To do this, we focus on mathematical predictability and accuracy, which are often required in educational processes, articulating it with the formation of people and bringing in it computational thinking as a creative way of linking science-technology-mathematics-teaching. We conclude that technology sustains a structural change in our society, in the way we live and act, in the way we teach and learn. This change also extends to the educational scenario in which Technological Education emerges, as a forming movement, which is structured based on technology, but beyond utility, bringing temporality, guided by the sense it makes in the world and calling us to think, in this context, Technological Education in the scope of Mathematical Education, as a formative possibility. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista – Câmpus de Rio Claro (UNESP) Universidade Estadual Paulista – Câmpus de Sorocaba (UNESP) e do programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Universidade Estadual Paulista – Câmpus de Rio Claro (UNESP)., São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista – Campus de Rio Claro (UNESP) Universidade Tecnológica Federal do Paraná e do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica Educacional e Tecnológica (PPGFCET-UTFPR), Paraná | - |
| Descrição: dc.description | Pós-Graduação em Formação Científica Educacional e Tecnológica (PPGFCET) Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus de Curitiba (UFPR) Rede Municipal de Ensino de Curitiba, Paraná | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista – Câmpus de Sorocaba (UNESP) programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica Interunidades da Unesp e do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), SP | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista – Câmpus de Rio Claro (UNESP) Universidade Estadual Paulista – Câmpus de Sorocaba (UNESP) e do programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Universidade Estadual Paulista – Câmpus de Rio Claro (UNESP)., São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista – Campus de Rio Claro (UNESP) Universidade Tecnológica Federal do Paraná e do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica Educacional e Tecnológica (PPGFCET-UTFPR), Paraná | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista – Câmpus de Sorocaba (UNESP) programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica Interunidades da Unesp e do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), SP | - |
| Formato: dc.format | 143-157 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Revista Pesquisa Qualitativa | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Computational Thinking | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematical Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | People formation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Technological Education | - |
| Título: dc.title | TECHNOLOGICAL EDUCATION IN THE MATHEMATICAL EDUCATION FRAMEWORK: ARTICULATING UNDERSTANDINGS | - |
| Título: dc.title | EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ARTICULANDO COMPREENSÕES | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: