
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Univ Med Ctr Groningen | - |
| Autor(es): dc.contributor | Assert Mindfulness | - |
| Autor(es): dc.creator | Vidal, Edison Iglesias de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Luiz Fernando Alvarenga | - |
| Autor(es): dc.creator | Carvalho-Filho, Marco Antonio de | - |
| Autor(es): dc.creator | Fukushima, Fernanda Bono | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:49:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:49:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-19 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5498/wjp.v14.i4.489 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/296924 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/296924 | - |
| Descrição: dc.description | The high rates of depression, burnout, and increased risk of suicide among medical students, residents, and physicians in comparison with other careers signal a mental health crisis within our profession. We contend that this crisis coupled with the inadequate acquisition of interpersonal skills during medical education results from the interaction between a challenging environment and the mental capital of individuals. Additionally, we posit that mindfulness-based practices are instrumental for the development of major components of mental capital, such as resilience, flexibility of mind, and learning skills, while also serving as a pathway to enhance empathy, compassion, self-awareness, conflict resolution, and relational abilities. Importantly, the evidence base supporting the effectiveness of mindfulness-based interventions has been increasing over the years, and a growing number of medical schools have already integrated mindfulness into their curricula. While we acknowledge that mindfulness is not a panacea for all educational and mental health problems in this field, we argue that there is currently an unprecedented opportunity to gather momentum, spread and study mindfulness-based programs in medical schools around the world as a way to address some longstanding shortcomings of the medical profession and the health and educational systems upon which it is rooted. | - |
| Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
| Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
| Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ UNESP, Botucatu Med Sch, Internal Med Dept, Av Prof Mario Rubens Guimaraes Montenegro S-N, BR-18618687 Botucatu, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Med Ctr Groningen, LEARN Lifelong Learning Educ & Assessment Res Netw, Wenckebach Inst Educ & Training, NL-9713AV Groningen, Netherlands | - |
| Descrição: dc.description | Assert Mindfulness, BR-18603970 Botucatu, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ UNESP, Botucatu Med Sch, Surg Specialties & Anesthesiol Dept, BR-18618687 Brazi, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ UNESP, Botucatu Med Sch, Internal Med Dept, Av Prof Mario Rubens Guimaraes Montenegro S-N, BR-18618687 Botucatu, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ UNESP, Botucatu Med Sch, Surg Specialties & Anesthesiol Dept, BR-18618687 Brazi, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | CNPq: 312499/2022-1 | - |
| Descrição: dc.description | FAPESP: 2023/00823-9 | - |
| Descrição: dc.description | FAPESP: 2023/01251-9 | - |
| Formato: dc.format | 6 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Baishideng Publishing Group Inc | - |
| Relação: dc.relation | World Journal Of Psychiatry | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mindfulness | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Medical education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mental capital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mental health | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Medical students | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Resilience | - |
| Título: dc.title | Mindfulness training in medical education as a means to improve resilience, empathy, and mental health in the medical profession | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: