Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Analista Legislativo-Arquivista da Câmara dos Deputados e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UnB | - |
Autor(es): dc.contributor | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UnB | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Hott, Daniela Francescutti Martins | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Georgete Medleg | - |
Autor(es): dc.creator | de Oliveira, Laís Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:47:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:47:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.36311/1981-1640.2018.v12n4.06.p45 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/296868 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/296868 | - |
Descrição: dc.description | The democratization of access to digital data in various for-mats that circulate on the Internet, that is, Big Data has been a recurring theme on the world stage. In this context, discus-sions on accessibility for people with disabilities seem to be central and coherent with issues of access to digital infor-mation. The present study seeks to identify the regulatory frameworks in a technological instance of access and accessibility in web environments for people with disabilities, from 2000 to 2018. The methodology used is of a qualitative nature, being the exploratory research, since it started from the studies of Information Science, Information Professional, Accessibility and the Law of Access to Information and Big Data, to establish a link between such concepts. As a result, it presents and describes the performance of the information professional in all phases of configuring a site accessible to people with disabilities. It concludes that informational accessibility in web environments depends on the mobilization around the issue of universality and equal rights guaranteed in legal apparatuses, as well as training and preparation to deal with a subject as essential as informational accessibility. | - |
Descrição: dc.description | Analista Legislativo-Arquivista da Câmara dos Deputados e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UnB | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UnB | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás e Doutoranda em Ciência da Informação da UNESP | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás e Doutoranda em Ciência da Informação da UNESP | - |
Formato: dc.format | 45-52 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Ciencia da Informacao | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Big Data | - |
Palavras-chave: dc.subject | e-Accessibility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information Access | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information Specialist | - |
Palavras-chave: dc.subject | Persons with Disabilities | - |
Título: dc.title | Access and accessibility in web environments for persons with disabilities: progresses and boundaries | - |
Título: dc.title | ACESSO E ACESSIBILIDADE EM AMBIENTES WEB PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: AVANÇOS E LIMITES | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: