
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pasqualini, Juliana Campregher | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Mariana Cristina da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:44:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:44:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-26 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/296814 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/296814 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho de natureza teórico-bibliográfica toma por objeto o currículo na Educação Infantil. Assim, estabelecemos como objetivo geral deste estudo: analisar a proposição de currículo para a Educação Infantil defendida pela abordagem de Reggio Emilia à luz da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. Dessa forma, estabelecemos como objetivos específicos: extrair as concepções de criança, professor(a), conhecimento, aprendizagem e desenvolvimento da abordagem Reggio Emilia, entendendo que tais concepções são constitutivas e dão sustentação à concepção do denominado “currículo emergente”; analisar “formulações síntese” da abordagem Reggio Emilia a partir das contribuições da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica; e analisar o “currículo emergente” enquanto expressão dos interesses das crianças buscando traçar considerações referentes à concepção de um currículo histórico-crítico. Para isso, partimos da análise da legislação brasileira, compreendendo que a questão do currículo emerge, em especial, a partir da consolidação deste segmento de ensino como primeira etapa da educação básica brasileira. Damos destaque às aproximações entre a Base Nacional Comum Curricular com o documento orientador curricular italiano denominado “Indicações Nacionais para o currículo da escola da infância e do primeiro ciclo de instrução”. Anunciamos também alguns pressupostos hegemônicos que tendem a negar o currículo neste segmento de ensino. Deste modo, chegamos à abordagem Reggio Emilia, fonte das proposições vinculadas à Pedagogia da Infância e representante mais expressiva da educação das crianças italianas. Portanto, com o intuito de estabelecer diálogo com a referida abordagem, nos dedicamos a elucidar sua concepção de currículo. Para isto, analisamos as concepções de criança, professor(a) e conhecimento, aprendizagem e desenvolvimento, pois, em nossa compreensão, a concepção de currículo é síntese desses conceitos. Feita essa exposição, identificamos cinco premissas da abordagem reggiana e nos propomos a analisá-las a partir dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, encontrando em cada uma delas um possível núcleo válido com o qual convergimos e, também, um limite, com o qual divergimos. Por fim, nos propomos a traçar algumas considerações concernentes ao currículo, destacando que a progettazione reggiana promove uma secundarização dos conteúdos de ensino, posto que aquilo que as crianças aprendem deve emergir do contato delas com a realidade. Assim, a partir dos pressupostos histórico-culturais e histórico-críticos, defendemos que a concepção histórico-crítica do currículo não pode prescindir da identificação e seleção dos conteúdos de ensino tendo como referência o patrimônio humano-genérico visando a humanização de cada criança singular. | - |
| Descrição: dc.description | This theoretical and bibliographic study focuses on the curriculum in Early Childhood Education. Accordingly, the general objective of this research is to analyze the curriculum proposal for Early Childhood Education as advocated by the Reggio Emilia approach, in light of Historical-Cultural Psychology and Historical-Critical Pedagogy. More specifically, the study aims to: identify the underlying conceptions of the child, teacher, knowledge, learning, and development within the Reggio Emilia approach, understanding that such conceptions are foundational and support the notion of the "emergent curriculum"; analyze the "synthetic formulations" of the Reggio Emilia approach through the lens of contributions from Historical-Cultural Psychology and Historical-Critical Pedagogy; and examine the "emergent curriculum" as an expression of children's interests, with the goal of outlining considerations regarding a historical-critical curriculum conception. To this end, we begin with an analysis of Brazilian educational legislation, recognizing that the issue of curriculum notably emerges alongside the consolidation of Early Childhood Education as the initial stage of basic education in Brazil. We emphasize the convergences between the Brazilian National Common Curricular Base and the Italian curricular guidance document entitled National Guidelines for the Curriculum of the Preschool and First Cycle of Education. We also address certain hegemonic assumptions that tend to deny the relevance of curriculum within this educational stage. It is in this context that we approach the Reggio Emilia approach, a central reference in the field of Childhood Pedagogy and the most prominent representative of early childhood education in Italy. Therefore, in order to engage in a critical dialogue with this approach, we seek to elucidate its conception of curriculum. To achieve this, we examine its conceptions of the child, teacher, knowledge, learning, and development, as we understand the curriculum to be a synthesis of these notions. Following this exposition, we identify five core premises of the Reggio Emilia approach and propose to analyze them from the perspective of Historical-Cultural Psychology and Historical-Critical Pedagogy. In each premise, we identify a potentially valid core, with which we find convergence, and a limit, with which we diverge. Finally, we offer some reflections concerning the curriculum, emphasizing that progettazione within the Reggio Emilia framework tends to subordinate the teaching content, based on the principle that children's learning should emerge from their interaction with reality. Thus, drawing on historical-cultural and historical-critical assumptions, we argue that a historical-critical conception of curriculum must not overlook the identification and selection of teaching content, guided by the human-generic heritage, with the aim of fostering the humanization of each individual child. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reggio, Emilia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia Histórico-Cultural | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia Histórico-Crítica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Historical-Critical Pedagogy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Early Childhood Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Historical-Cultural Psychology | - |
| Título: dc.title | O problema do currículo na educação Infantil: análise histórico-crítica e histórico cultural da abordagem Reggio Emilia | - |
| Título: dc.title | The problem of the curriculum in early childhood education: a historical-critical and cultural-historical analysis of the Reggio Emilia approach | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: