O que e como se ensina escrita para as crianças pré-escolares em Araraquara-SP

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Eliza Maria-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Camila Macalli de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:42:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:42:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/296812-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/296812-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho investiga o conteúdo e a forma, mais especificamente as estratégias metodológicas aplicadas às tarefas escolares que envolvem o ensino da escrita para crianças pré-escolares que frequentam os Centros de Educação e Recreação do município de Araraquara-SP. A pesquisa concentrou-se em compreender como são desenvolvidas as atividades cujo objetivo é o ensino de letras, sílabas, palavras, frases e textos, considerando a recorrência do uso dessas tarefas no universo da Educação Infantil. As discussões referenciadas nos estudos da Psicologia Histórico-Cultural e nas premissas da Pedagogia Histórico-Crítica refletem as contribuições e limites da Educação Infantil quanto ao ensino dos conteúdos precursores da escrita. A coleta de dados foi realizada utilizando um questionário do Google Forms aplicado a trinta e sete professoras pré-escolares da rede pública de Araraquara e foram coletados três modelos de tarefas escolares utilizados por elas para o ensino de conteúdos de alfabetização. Essas professoras representam vinte seis unidades de Educação Infantil do município. O questionário teve por objetivo identificar a compreensão das professoras sobre o ensino de conteúdos de leitura e escrita na Educação Infantil. Para a análise e a compreensão do fenômeno, submetemos os dados quantitativos e qualitativos aos pressupostos do método do materialismo histórico-dialético. Os resultados evidenciam um hiato presente na relação conteúdo-forma destas tarefas, visto que a aprendizagem dos conteúdos pretendidos não se consolida por meio das tarefas, já que as professoras não estão conscientes dos objetivos. Esperamos que a pesquisa contribua para o avanço no debate das condições que sustentam essa realidade, para ações propositivas que superem as fragilidades teórico-metodológicas das formações iniciais e continuadas dos professores e para uma revisão dos limites impostos pelos referenciais adotados pelas secretarias de Educação que resultam na perda da autonomia docente.-
Descrição: dc.descriptionWe investigate content and form, more specifically the methodological strategies applied to school tasks that involve the teaching of writing to preschool children enrolled in the Centers of Education and Recreation of the city of Araraquara-SP. The research focused on understanding how the activities whose objective is the teaching of letters, syllables, words, sentences, and texts are developed, considering the recurrent use of such tasks in the universe of Child Education. The discussions in the studies of Historical-Cultural Psychology and Historical-Critical Pedagogy reflect upon the contributions and limits of Child Education to the teaching of contents that are precursors of writing. We conducted data collection using a Google Forms questionnaire: the questions were applied to thirty-seven preschool teachers of Araraquara public school system and three preschool task models used for teaching contents of literacy were collected. These teachers represent twenty-six units of Child Education of the city. The objective of the questionnaire was to identify the teachers’ understanding on teaching contents of reading and writing in Child Education. For analyzing and understanding the phenomenon, we submitted the quantitative and qualitative data to the postulates of the historical-dialectical Materialism method. The results show a hiatus in the relationship content-form of such tasks, seeing that the learning of these contents is not achieved by means of the tasks, since the teachers are not aware of the objectives. We expect this research to contribute to the advance on the debate of conditions that sustain this reality; proposed actions that overcome the theoretical-methodological frailties of initial and continuing formation of teachers; and reviewing the imposed limits of references adopted by the Education offices, resulting in the loss of teachers’ autonomy.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectPré-escola-
Palavras-chave: dc.subjectPrática Docente-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia Histórico-Cultural-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia Histórico-Crítica-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectPreschool-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching Practice-
Palavras-chave: dc.subjectHistorical-Cultural Psychology-
Palavras-chave: dc.subjectHistorical-Critical Pedagogy-
Título: dc.titleO que e como se ensina escrita para as crianças pré-escolares em Araraquara-SP-
Título: dc.titleWhat and how to teach writing to preschool children in Araraquara-SP-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.