
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Silvia Regina Vieira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Gilioli, Camila Ramos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:27:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:27:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/296785 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/296785 | - |
| Descrição: dc.description | A aprendizagem matemática ainda carece de estudos visando a inclusão escolar. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolver um recurso material que promovesse o Letramento Matemático de estudantes com Deficiência Intelectual (DI), através da resolução de problema, atendendo a diversidade do processo de ensino-aprendizagem relacionado ao componente curricular de matemática, focando em estudantes com DI. Para tanto, foram construídas fichas comunicativas (Produto Educacional) contendo sequências lógicas visando a identificação e interpretação de dados relacionados à enunciados de situações-problema que foram propostos a estudantes do 8º ano de uma escola pública do interior de São Paulo. Os dados foram constituídos a partir da filmagem dos estudantes resolvendo situações-problemas em dois momentos: com e sem o uso do produto educacional. Os resultados indicaram que o uso das fichas comunicativas oportunizou melhor interpretação e compreensão no desenvolvimento das atividades e resolução de problema matemático por parte dos/das estudantes. | - |
| Descrição: dc.description | Mathematical learning still lacks studies aimed at school inclusion. Therefore, the general objective of this qualitative research was to develop a material resource that would promote Mathematical Literacy for students with Intellectual Disabilities (ID) through problem solving, addressing the diversity of the teaching-learning process related to the mathematics curricular component, focusing on students with ID. To this end, communicative cards (Educational Product) were created containing logical sequences aimed at identifying and interpreting data related to statements of problem-situations that were proposed to 8th grade students at a public school in the interior of São Paulo. The data were compiled from filming of students solving problem-situations in two moments: with and without the use of the educational product. The results indicated that the use of communicative cards provided better interpretation and understanding in the development of activities and resolution of mathematical problems by the students. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Deficiência intelectual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letramento matemático | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fichas comunicativas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Intellectual disabilities | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School inclusion | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematical literacy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Communicative cards | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
| Título: dc.title | Letramento matemático com apoio de fichas comunicativas | - |
| Título: dc.title | Mathematical literacy with the support of communicative cards | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: