Letramento matemático com apoio de fichas comunicativas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Silvia Regina Vieira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorGilioli, Camila Ramos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T23:27:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T23:27:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/296785-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/296785-
Descrição: dc.descriptionA aprendizagem matemática ainda carece de estudos visando a inclusão escolar. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolver um recurso material que promovesse o Letramento Matemático de estudantes com Deficiência Intelectual (DI), através da resolução de problema, atendendo a diversidade do processo de ensino-aprendizagem relacionado ao componente curricular de matemática, focando em estudantes com DI. Para tanto, foram construídas fichas comunicativas (Produto Educacional) contendo sequências lógicas visando a identificação e interpretação de dados relacionados à enunciados de situações-problema que foram propostos a estudantes do 8º ano de uma escola pública do interior de São Paulo. Os dados foram constituídos a partir da filmagem dos estudantes resolvendo situações-problemas em dois momentos: com e sem o uso do produto educacional. Os resultados indicaram que o uso das fichas comunicativas oportunizou melhor interpretação e compreensão no desenvolvimento das atividades e resolução de problema matemático por parte dos/das estudantes.-
Descrição: dc.descriptionMathematical learning still lacks studies aimed at school inclusion. Therefore, the general objective of this qualitative research was to develop a material resource that would promote Mathematical Literacy for students with Intellectual Disabilities (ID) through problem solving, addressing the diversity of the teaching-learning process related to the mathematics curricular component, focusing on students with ID. To this end, communicative cards (Educational Product) were created containing logical sequences aimed at identifying and interpreting data related to statements of problem-situations that were proposed to 8th grade students at a public school in the interior of São Paulo. The data were compiled from filming of students solving problem-situations in two moments: with and without the use of the educational product. The results indicated that the use of communicative cards provided better interpretation and understanding in the development of activities and resolution of mathematical problems by the students.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento matemático-
Palavras-chave: dc.subjectFichas comunicativas-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectIntellectual disabilities-
Palavras-chave: dc.subjectSchool inclusion-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical literacy-
Palavras-chave: dc.subjectCommunicative cards-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Título: dc.titleLetramento matemático com apoio de fichas comunicativas-
Título: dc.titleMathematical literacy with the support of communicative cards-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.