Proposição metodológica “Vi-Vo-Di-So”: experiências para a aprendizagem escolar da arte no ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Sidiney Peterson Ferreira de, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorÁvila Junior, Roque Pires de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T18:26:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T18:26:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/296784-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/296784-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta pesquisa é estabelecer um olhar reflexivo sobre uma proposição metodológica desenvolvida e aplicada pelo autor no Ensino Fundamental público municipal da cidade de Indaiatuba (SP) no ano de 2024. Contudo, por se situar no âmbito da experimentação educacional, esta pesquisa resiste em denominar suas práticas como “metodologia”, no sentido de repertório docente amplamente utilizado e consolidado pela prática, mas sim enquanto proposição pedagógica que abarca diversos procedimentos metodológicos para a sua experimentação. Tal proposição busca favorecer a integração entre o universo artístico e o cotidiano dos alunos, através da promoção de leituras plurais nas aulas de Arte. Para tanto, foi utilizada uma estratégia de agrupamento de alunos por “Estações Artísticas”, organizadas conforme as manifestações artísticas com as quais os estudantes demonstram maior afinidade: Visualidades, Volumetrias, Dinâmicas e Sonoridades, formando a abordagem Vi-Vo-Di-So. No campo teórico, o estudo fundamenta-se inicialmente numa reflexão sobre a importância do ensino de arte nas escolas e traça paralelos entre os processos de aprendizagem nas culturas indígenas e as teorias do desenvolvimento cognitivo de Piaget, Vigotski e Wallon. Também investiga sobre a Arte enquanto área de conhecimento, repertório de linguagens e experiência estética, referenciando-se na Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa e na percepção do professor como agente mediador da aprendizagem. No aspecto experimental, a pesquisa se deu em um contexto real e, portanto, revela o alcance, as contribuições, os desafios e as limitações da proposta, sinalizando possibilidades de adaptação para outros cenários educativos.-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this research is to establish a reflective perspective on a pedagogical proposition developed and implemented by the author in 2024 within a municipal public elementary school in the city of Indaiatuba, São Paulo. However, as it is situated within the realm of educational experimentation, this study deliberately avoids labeling its practices as a “methodology” in the traditional sense of a consolidated and widely applied teaching repertoire. Instead, it proposes a pedagogical approach composed of various methodological procedures designed for experimentation. This proposition seeks to promote meaningful connections between the students’ daily lives and the artistic universe by fostering plural readings in Art classes. To achieve this, a strategy was adopted in which students were grouped into “Artistic Stations” based on the artistic manifestations to which they felt the greatest affinity: Visualities, Volumetrics, Dynamics, and Sonorities, forming what was termed the Vi-Vo-Di-So approach. On the theoretical front, the study begins with a reflection on the importance of art education in schools, drawing parallels between indigenous learning processes and the cognitive development theories of Piaget, Vygotsky, and Wallon. It also explores Art as a field of knowledge, a repertoire of languages, and an aesthetic experience, referencing Ana Mae Barbosa’s Triangular Approach and the role of the teacher as a mediating agent in learning. In its experimental dimension, the research took place in a real-life educational setting, thus revealing the scope, contributions, challenges, and limitations of the proposition, while also indicating its potential adaptability to other educational contexts.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectarte na educação-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem ativa-
Palavras-chave: dc.subjectEducação artística (Ensino fundamental)-
Palavras-chave: dc.subjectArte - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectDidática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamental-
Título: dc.titleProposição metodológica “Vi-Vo-Di-So”: experiências para a aprendizagem escolar da arte no ensino fundamental-
Título: dc.title"Vi-Vo-Di-So" methodological proposition: experiences for school learning of art in elementary education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.