Guia didático sobre práticas avaliativas na educação física escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Sueyla Ferreira da Silva-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorFortunato, Marcos Roberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T18:13:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T18:13:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-25-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/296756-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/296756-
Descrição: dc.descriptionEste documento consiste em um guia didático completo e aplicável sobre as práticas de avaliação no contexto da Educação Física escolar. Idealizado como um instrumento de suporte para os professores, este guia visa otimizar as ações avaliativas relacionadas às unidades temáticas propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos finais do ensino fundamental, além de representar uma valiosa contribuição para a formação continuada dos educadores. Fruto de uma construção colaborativa com os próprios professores, o material foi desenvolvido a partir da escuta e da identificação das necessidades concretas manifestadas durante uma pesquisa de campo. Nesse sentido, o guia oferece uma vasta exploração teórica acerca dos processos avaliativos intrinsecamente ligados à prática docente, ao mesmo tempo em que apresenta cenários reais vivenciados por professores e exemplos de práticas bem-sucedidas. Adicionalmente, o guia disponibiliza uma planilha de avaliação, concebida para auxiliar o professor no acompanhamento e no registro sistemático das atividades avaliativas implementadas ao longo do ano. Em suma, este guia didático se estabelece como um recurso fundamental, unindo a profundidade teórica com a aplicabilidade prática, com o objetivo de fortalecer as estratégias de avaliação dos professores de Educação Física em consonância com as diretrizes da BNCC.-
Descrição: dc.descriptionThis document consists of a comprehensive and applicable teaching guide on assessment practices in the context of Physical Education in schools. Designed as a support tool for teachers, this guide aims to optimize assessment actions related to the thematic units proposed by the National Common Curricular Base (BNCC) for the final years of elementary school, in addition to representing a valuable contribution to the continuing education of educators. The result of a collaborative construction with the teachers themselves, the material was developed based on listening to and identifying the specific needs expressed during a field study. In this sense, the guide offers a broad theoretical exploration of the assessment processes intrinsically linked to teaching practice, while also presenting real scenarios experienced by teachers and examples of successful practices. Additionally, the guide provides an assessment spreadsheet, designed to assist teachers in monitoring and systematically recording the assessment activities implemented throughout the year. In short, this teaching guide establishes itself as a fundamental resource, combining theoretical depth with practical applicability, with the aim of strengthening the assessment strategies of Physical Education teachers in line with the BNCC guidelines-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionCAPES: 001-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Relação: dc.relationhttps://hdl.handle.net/11449/296727-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectGuia didático-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectBNCC-
Palavras-chave: dc.subjectUnidades temáticas-
Título: dc.titleGuia didático sobre práticas avaliativas na educação física escolar-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.