Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Assis, Alice | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Yara Emília Arlindo da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:09:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:09:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/296746 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/296746 | - |
Descrição: dc.description | O propósito deste trabalho é compreender as potencialidades e as limitações do uso de questões sociocientíficas com ênfase na realidade social e cultural da alimentação de estudantes, mediadas pelo lúdico-reflexivo e pelos princípios da Educação Alimentar Nutricional (EAN), evidenciando o consumo de aditivos alimentícios, mais especificamente, os corantes artificiais e as estratégias da indústria cultural para alcançar os escolares. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com ênfase na pesquisa ação, e foi realizada em uma escola pública, da rede estadual de ensino da região de Jaú, com alunos do 8º ano. Tal objetivo se deu a partir da seguinte questão: Quais as potencialidades e as limitações da abordagem de questões sociocientíficas no contexto da alimentação de escolares, alinhadas à práticas lúdico-reflexivas e a perspectiva freiriana no ensino de ciências? Como referencial teórico, foram utilizadas a pedagogia freiriana e a crítica adorniana à indústria cultural. Os dados foram constituídos por gravações em áudio dos encontros, entrevistas e diário de campo da pesquisadora. Inicialmente, foi realizada a análise das entrevistas com a professora regente e com as merendeiras. Posteriormente, analisaram-se as gravações das práticas lúdico-reflexivas efetuadas com os estudantes. Esses dados foram analisados por meio da metodologia de análise de conteúdo. Os resultados da análise apontaram para os desafios da abordagem da EAN, especialmente no que diz respeito aos entraves do currículo escolar e ao envolvimento de toda a equipe escolar; a importância da merenda escolar de qualidade, que possa contribuir para a segurança alimentar e para a saúde física e cognitiva dos estudantes, além da necessidade de se contemplar a multidimensionalidade do ato alimentar por meio das refeições; o papel significativo das merendeiras nas ações em EAN; e a influência da indústria cultural na construção de hábitos não saudáveis dos escolares. As práticas lúdico-reflexivas pautadas na pedagogia freiriana, além de instigarem o potencial criativo, propiciaram o desenvolvimento de habilidades argumentativas, pensamento crítico-reflexivo nesses estudantes, que por meio dos diálogos estabelecidos e das atividades desenvolvidas puderam desmascarar as estratégias da indústria cultural no contexto alimentar e o quanto a alimentação é percebida exclusivamente como negócio, levando milhões de indivíduos à situação de insegurança alimentar. Os resultados indicaram, ainda, que é crucial ter planificações e objetivos bem estabelecidos, já que essas atividades requerem organização e comprometimento de toda equipe, tendo em vista que eventualidades podem comprometer o seu desenvolvimento, exigindo também que o professor se reinvente, considerando as limitações do currículo, que podem impactar as ações propostas. Além disso, a presente pesquisa apontou que, para permear as ações em EAN, é necessário um trabalho interdisciplinar e um olhar atento a cada um dos alunos, seus hábitos e vivências. Observamos a manifestação da subjetividade dos alunos e fluidez ao longo dos encontros. Entendemos que esse é o caminho para que os alunos possam se expressar com mais segurança, crescendo na compreensão dos conteúdos científicos e de aspectos sociais, políticos, culturais, econômicos, ambientais que os constituem e no compartilhamento de suas vivências, motivações, sonhos, para que possam ser agentes de transformação social. | - |
Descrição: dc.description | The purpose of this work is to understand the potentialities and limitations of the use of socioscientific issues with emphasis on the social and cultural reality of student nutrition, mediated by the playful-reflective and by the principles of Nutritional Food Education (FNE), evidencing the consumption of food additives, more specifically, artificial colors and the strategies of the cultural industry to reach schoolchildren. The research has a qualitative approach, with emphasis on action research, and was carried out in a public school, of the state education network in the region of Jaú, with 8th grade students. This objective was based on the following question: What are the potentialities and limitations of addressing socio-scientific issues in the context of school feeding, aligned with playful-reflective practices and the Freirean perspective in science teaching? As a theoretical framework, Freire's pedagogy and Adorn's critique of the cultural industry were used. The data consisted of audio recordings of the meetings, interviews and the researcher's field diary. Initially, the interviews with the teacher and the lunch cooks were analyzed. Subsequently, the recordings of the playful-reflective practices carried out with the students were analyzed. These data were analyzed using the content analysis methodology. The results of the analysis pointed to the challenges of the EAN approach, especially with regard to the obstacles of the school curriculum and the involvement of the entire school team; the importance of quality school meals, which can contribute to food security and the physical and cognitive health of students, in addition to the need to contemplate the multidimensionality of the act of eating through meals; the significant role of the lunch cooks in the actions in EAN; and the influence of the cultural industry in the construction of unhealthy habits of schoolchildren. The playful-reflective practices based on Freire's pedagogy, in addition to instigating the creative potential, provided the development of argumentative skills, criticalreflective thinking in these students, who through the dialogues established and the activities developed were able to unmask the strategies of the cultural industry in the food context and how much food is perceived exclusively as a business, leading millions of individuals to a situation of food insecurity. The results also indicated that it is crucial to have well-established plans and objectives, since these activities require organization and commitment from the entire team, considering that eventualities can compromise their development, also requiring the teacher to reinvent himself, considering the limitations of the curriculum, which can impact the proposed actions. In addition, the present research pointed out that, in order to permeate the actions in EAN, it is necessary to have an interdisciplinary work and a careful look at each of the students, their habits and experiences. We observed the manifestation of the students' subjectivity and fluidity throughout the meetings. We understand that this is the way for students to express themselves more safely, growing in their understanding of scientific content and social, political, cultural, economic, and environmental aspects that constitute them and in sharing their experiences, motivations, dreams, so that they can be agents of social transformation. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Questões sociocientíficas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia freiriana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lúdico-reflexivo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indústria cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação alimentar nutricional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socioscientific issues | - |
Palavras-chave: dc.subject | Freirean pedagogy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Playful-reflexive | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural industry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nutritional food education | - |
Título: dc.title | O potencial das questões sociocientíficas mediadas pelo lúdico-reflexivo com ênfase na realidade social e cultural da alimentação de estudantes no ensino de ciências | - |
Título: dc.title | El potencial de las cuestiones sociocientíficas mediadas por lo lúdico-reflexivo con énfasis en la realidad social y cultural de la nutrición de los estudiantes en la enseñanza de las ciencias | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: