Contribuições de pesquisas sobre prática pedagógica do professor para o ensino de Matemática: um estado do conhecimento (2012-2023)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPirola, Nelson Antonio-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSantos, Cicero Inacio dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:15:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:15:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-25-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/296717-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/296717-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa de doutorado buscou responder ao seguinte problema de pesquisa: “Que contribuições são evidenciadas a partir dos resultados de pesquisas sobre prática pedagógica do professor de Matemática para o Ensino da Matemática escolar?”. Para a coleta de dados foram utilizadas, como fonte de informação, as pesquisas presentes na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do Catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CTD/CAPES), e para análise de dados foram utilizadas a metodologia de categorização proposta por Fiorentini e Lorenzato (2006), chegando-se ao total de 68 dissertações de Mestrado e 4 teses de Doutorado, distribuídos em 5 categorias: (1) uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em sala de aula, (2) Avaliação da aprendizagem e desempenho dos estudantes, (3) Metodologias para o ensino de Matemática, (4) Recursos didáticos para o ensino de Matemática, (5) Reflexões e formação de professores sobre a prática. Os resultados mostraram, entre outros aspectos: 1- algumas contribuições para o ensino, como o uso de tecnologias digitais que apoiam os docentes e os estudantes no ensino e aprendizagem, contudo, faz-se necessário ampliar o acesso à conexão de internet e melhoraria dos espaços destinados ao ensino, mediados pelas tecnologias nas escolas públicas; 2- o uso de diversos recursos e metodologias contribuem para uma aprendizagem efetiva, bem como a troca de experiências entre docentes, uma vez que se faz necessário a melhoria das políticas públicas para a formação docente, ponto que permeou todas as categoria; 3- que, embora haja muitos trabalhos que abordam a temática de avaliação, foram observadas lacunas que articulam esse tema com enfoque na prática pedagógica.-
Descrição: dc.descriptionThis doctoral research aimed to address the following research question: "What contributions are evidenced from research results on Mathematics teachers' pedagogical practice for the teaching of school Mathematics?" Data collection was based on studies available in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and Catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CTD/CAPES). For data analysis, the categorization methodology proposed by Fiorentini and Lorenzato (2006) was used, leading to a total of 68 Master's dissertations and 4 Doctoral theses, distributed across five categories: (1) Use of Digital Information and Communication Technologies in the classroom, (2) Assessment of student learning and performance, (3) Teachers’ reflections and training on pedagogical practice, (4) Methodologies for teaching Mathematics, and (5) Teaching resources for Mathematics education. The results revealed, among other aspects: (1) some contributions to teaching, such as the use of digital technologies that support teachers and students in the teaching and learning process; however, it is necessary to expand internet access and improve spaces for technology-mediated teaching in public schools; (2) the use of various resources and methodologies contributes to effective learning, as well as the exchange of experiences among teachers, highlighting the need to improve public policies for teacher education—an issue that permeated all categories; (3) although many studies address assessment, gaps were observed in articulating this theme with a focus on pedagogical practice.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEstado do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical practice-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics teacher-
Palavras-chave: dc.subjectState of knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics teaching-
Título: dc.titleContribuições de pesquisas sobre prática pedagógica do professor para o ensino de Matemática: um estado do conhecimento (2012-2023)-
Título: dc.titleContributions of research on teacher pedagogical practice for mathematics teaching: a state of knowledge (2012-2023)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.