Memórias em disputa: branquitude, colonialidade e a construção de contranarrativas no Museu Histórico e Pedagógico “Voluntários da Pátria” de Araraquara (1970-2024)

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Autor(es): dc.contributorNogueira, Claudete de Sousa-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorConde, Breno de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:15:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:15:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-24-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/296703-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://lattes.cnpq.br/4007038227216530-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/296703-
Descrição: dc.descriptionApesar da expansão do campo de estudos sobre museus e patrimônios, ainda há uma lacuna significativa no que diz respeito às relações raciais dentro dessas instituições, que desempenham papéis essenciais como espaços de memória, educação, conhecimento e comunicação. Este estudo analisa o contexto histórico e social em que o Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria (MHPVP), a cidade de Araraquara e o Brasil estavam inseridos, tendo como objetivo principal investigar as dinâmicas de disputas e conflitos étnico-raciais, movimentos sociais e as relações que influenciaram a produção de memórias, ações educativas, narrativas e contranarrativas no MHPVP ao longo de cinco décadas, de 1970 a 2024. A pesquisa adotou uma abordagem pluridisciplinar, envolvendo os campos da museologia, historiografia e educação. Os documentos analisados foram encontrados no acervo interno do museu, armazenados e não acessíveis ao público, sendo tratados como fontes primárias. Esses registros foram essenciais para compreender o funcionamento interno da instituição, incluindo seus processos de decisão, mudanças ideológicas e práticas educacionais. A metodologia incluiu observação participante, análise documental, pesquisa visual e bibliográfica, promovendo um diálogo entre diversas fontes históricas e metodologias fundamentadas em uma concepção ampla de documento histórico. Os resultados revelaram que a comunicação unilateral, conservadora e acrítica do museu não ocorreu sem enfrentar questionamentos externos. Embora o MHPVP tenha ensaiado contranarrativas, sua vocação conservadora e a adesão a uma pedagogia acrítica dificultaram sua dissociação do projeto político, ideológico e pedagógico da ditadura militar (1964-1985). No entanto, a pesquisa também evidenciou o impacto crescente de perspectivas museológicas e educativas questionadoras, que provocaram fissuras na postura conservadora da instituição. A principal contribuição deste estudo está em demonstrar que, embora o museu tenha historicamente servido a interesses conservadores, os questionamentos externos e sociais abriram caminhos para transformações. Essas transformações apontam para a importância de uma educação patrimonial questionadora, que questione os lugares tradicionais de memória e conhecimento em Araraquara e suas práticas institucionais. Além disso, destaca-se a educação como motor de mudanças profundas, promovendo um museu mais alinhado às necessidades contemporâneas da sociedade.-
Descrição: dc.descriptionDespite the expansion of the field of museum and heritage studies, a significant gap remains regarding racial relations within these institutions, which play essential roles as spaces of memory, education, knowledge, and communication. This study examines the historical and social context in which the Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria (MHPVP), the city of Araraquara, and Brazil were situated, aiming to investigate the dynamics of ethnic-racial disputes and conflicts, social movements, and the relationships that influenced the production of memories, educational activities, narratives, and counter-narratives at the MHPVP over five decades, from 1970 to 2024. The research adopted a multidisciplinary approach, involving the fields of museology, historiography, and education. The analyzed documents were found in the museum's internal collection, stored and not accessible to the public, and were treated as primary sources. These records were essential for understanding the institution's internal functioning, including its decision-making processes, ideological shifts, and educational practices. The methodology included participant observation, document analysis, visual research, and bibliographic research, fostering a dialogue between diverse historical sources and methodologies grounded in a broad conception of the historical document. The results revealed that the museum’s unilateral, conservative, and uncritical communication was not without external challenges. Although the MHPVP experimented with counter-narratives, its conservative vocation and adherence to uncritical pedagogy hindered its dissociation from the political, ideological, and pedagogical project of the military dictatorship (1964–1985). However, the research also highlighted the growing impact of questioning museological and educational perspectives, which created cracks in the institution's conservative stance. The main contribution of this study lies in demonstrating that, although the museum historically served conservative interests, external and social challenges opened pathways for transformation. These transformations emphasize the importance of a critical heritage education that questions the traditional spaces of memory and knowledge in Araraquara and their institutional practices. Furthermore, the study underscores education as a driving force for profound changes, promoting a museum more aligned with the contemporary needs of society.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMuseu-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectRelações raciais-
Palavras-chave: dc.subjectMuseum-
Palavras-chave: dc.subjectRace-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Título: dc.titleMemórias em disputa: branquitude, colonialidade e a construção de contranarrativas no Museu Histórico e Pedagógico “Voluntários da Pátria” de Araraquara (1970-2024)-
Título: dc.titleMemories in dispute: whiteness, coloniality and the construction of counter-narratives in Museu Histórico e Pedagógico “Voluntários da Pátria” de Araraquara (1970-2024)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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