Avaliação do desempenho acadêmico dos alunos advindos do sistema de cotas do curso de graduação em Engenharia de Produção Mecânica da UNESP - campus de Guaratinguetá

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDelamaro, Maurício César-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorTannus, Gustavo Pedreiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T18:40:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T18:40:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/296662-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/296662-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho teve por objetivo avaliar o desempenho acadêmico dos alunos advindos do sistema de cotas do curso de graduação em Engenharia de Produção Mecânica na FEG/UNESP. Primeiramente, contextualizou a política de cotas no Brasil e situou a UNESP dentro desse cenário, considerando as políticas de ingresso e de auxílio para permanência. Em seguida, comparou o desempenho acadêmico entre alunos cotistas e não cotistas por meio de métodos estatísticos consagrados. Os resultados indicaram que, embora os alunos advindos do sistema de cotas apresentem desempenho inicial pior e desafios de permanência, essas diferenças se reduzem ao longo do curso, com um nivelamento de desempenho ao final da graduação. O estudo reforçou a importância de políticas de apoio contínuo para assegurar que todos os alunos, independentemente de sua origem, tenham condições de alcançar bons resultados acadêmicos e profissionais.-
Descrição: dc.descriptionThe present study aimed to evaluate the academic performance of quota students in the undergraduate program in Mechanical Production Engineering at FEG/UNESP. First, it provided an overview of the quota policy in Brazil and situated UNESP within this context, considering both admission and retention support policies. Next, it compared the academic performance between quota and non-quota students using well-established statistical methods. The results indicated that although quota students initially presented poorer performance and faced retention challenges, these differences reduced throughout the course, with performance leveling off by the end of the program. The study emphasized the importance of continuous support policies to ensure that all students, regardless of their background, have the opportunity to achieve strong academic and professional outcomes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectSistema de cotas-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Estadual Paulista - UNESP-
Palavras-chave: dc.subjectdesempenho acadêmico-
Palavras-chave: dc.subjectanálise estatística-
Palavras-chave: dc.subjectRendimento escolar-
Palavras-chave: dc.subjectTestes e medidas educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectMedidas de variância-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectquota system-
Palavras-chave: dc.subjectstatistical analysis-
Palavras-chave: dc.subjectRendimento escolar-
Título: dc.titleAvaliação do desempenho acadêmico dos alunos advindos do sistema de cotas do curso de graduação em Engenharia de Produção Mecânica da UNESP - campus de Guaratinguetá-
Título: dc.titleEvaluation of academic performance of quota students in the undergraduate program in Mechanical Production Engineering at UNESP - Guaratinguetá campus-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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