
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Domiciano, Cassia Leticia Carrara | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Henriques, Fernanda | - |
| Autor(es): dc.creator | Carr, Joyce | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:24:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:24:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/296604 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/296604 | - |
| Descrição: dc.description | O fechamento das escolas durante o isolamento social da crise mundial do Covid-19 possibilitou um novo olhar para a educação básica. Com o ensino remoto administrado por professores da rede pública e privada, uma nova fase de adaptação entre o presencial e virtual pode ser um cenário de inovações em ferramentas de ensino híbrido. Dado ao atual cenário da educação na pós-pandemia, identificou-se que designers e educadores projetem alternativas de ensino, sejam métodos ou ferramentas que garantam a combinação de seu uso presencial e remotamente, de maneira acessível e adaptável a diferentes contextos, minimizando os desafios de uma geração hiper conectada a fim de engajar os alunos em um processo de ensino e aprendizagem mais resiliente, acolhedor e efetivo. O objetivo desta pesquisa é propor um framework, isto é, um modelo para o processo de criação de animações por crianças, baseado no desenvolvimento de competências gerais do ensino fundamental e específicas, conforme apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular, a partir do método de aprendizagem baseada em projetos. A metodologia desta pesquisa tem abordagem qualitativa, natureza aplicada e descritivo-exploratório. Os principais procedimentos metodológicos foram: Revisão Bibliográfica Integrativa. Desenvolvimento do framework com estratégias de Design da Informação e Projeto Educacional, a partir do Método ADDIE Contextualizado contendo: Análise de contexto com questionário para professores do 1º ao 5º ano de escolas públicas e privadas, análise de similares, e levantamento de ferramentas para produção de animação com baixo custo. Foram levantadas premissas para a construção do modelo, e sua validação por meio de avaliação heurística com 4 pedagogos especialistas. A pesquisa contribuiu confirmando que materiais baseados nas metodologias de Design da Informação e de Design de Animação contribuem significativamente na aplicação de métodos de aprendizagem ativa, desde que sua linguagem textual seja adequada para faixas etárias menores. Além de que, utilizar o Design de Animações como método de projeto pode contribuir em aulas mais dinâmicas e engajadas, desde que seja considerado o tamanho da turma, rotina escolar e maturidade dos alunos. | - |
| Descrição: dc.description | The closure of schools during the social isolation of the global Covid-19 crisis has made it possible to take a fresh look at basic education. With remote teaching administered by teachers from public and private schools, a new phase of adaptation between in-person and virtual learning can be a scenario for innovations in hybrid teaching tools. Given the current scenario of education in the post-pandemic period, it was identified that designers and educators design teaching alternatives, whether methods or tools that guarantee the combination of their use in person and remotely, in a way that is accessible and adaptable to different contexts, minimizing the challenges of a hyper-connected generation in order to engage students in a more resilient, welcoming and effective teaching and learning process. The objective of this research is to propose a framework, that is, a model for the process of creating animations by children, based on the development of general and specific elementary school skills, as presented by the National Common Curricular Base, based on the project-based learning method. The methodology of this research has a qualitative approach, applied nature and descriptive-exploratory. The main methodological procedures were: Integrative Bibliographic Review. Development of the framework with Information Design and Educational Project strategies, based on the Contextualized ADDIE Method containing: Context analysis with a questionnaire for teachers from 1st to 5th grade of public and private schools, analysis of similarities, and survey of tools for low-cost animation production. Premises were raised for the construction of the model, and its validation through heuristic evaluation with 4 expert pedagogues. The research contributed by confirming that materials based on Information Design and Animation Design methodologies contribute significantly to the application of active learning methods, if their textual language is appropriate for younger age groups. In addition, using Animation Design as a project method can contribute to more dynamic and engaged classes, if the class size, school routine and student maturity are considered. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | Capes:001 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Design da Informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Design de Animações | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Baseada em Projetos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Competências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Information design | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Animation Design | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Elementary Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Project-Based Learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Skills | - |
| Título: dc.title | Ensinar e aprender com as crianças: framework para o desenvolvimento de animações | - |
| Título: dc.title | Teaching and learning with children: framework for developing animations | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: