
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Gonzalez, Maria Eunice Quilici | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Broens, Mariana Claudia | - |
| Autor(es): dc.creator | Costa, Renan Molini | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:30:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:30:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-27 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/296598 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/296598 | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo geral da presente dissertação é verificar a possível influência de modelos computacionais no processo de fixação de crenças de indivíduos incorporados e situados. No primeiro capítulo, buscamos explicitar um método de análise da conduta humana, inspirado no método científico de Charles Sanders Peirce, segundo o qual, em nossas interações com o ambiente, haveria elementos que balizam desejos e ações. O segundo capítulo foca em aspectos da cibernética e da ciência cognitiva, com ênfase no estudo de modelagem, um recurso metodológico empregado para compreender e representar processos cognitivos abstratamente. O objetivo específico da pesquisa é analisar a hipótese segundo a qual o fazer científico no estudo da inteligência segundo a cibernética e as ciências cognitivas passa a ser compreendido como tentativa de simular processos de adaptação e aprendizagem em máquinas. No terceiro capítulo, investigamos como a abdução, fundamentada na interação com a realidade factual e o acaso, diferencia-se do mecanicismo e de processos estatísticos operados por modelos computacionais. Abordando também o raciocínio diagramático, procuramos evidenciar as potencialidades e limitações de modelos computacionais. Enfim, investigaremos a influência que modelos computacionais podem exercer na conduta de indivíduos incorporados e situados. | - |
| Descrição: dc.description | The general objective of this dissertation is to investigate the possible influence of computer models on the process of belief fixation of embedded and situated individuals. In the first chapter, we try to explain a method for analysing human conduct, inspired by Charles Sanders Peirce's scientific method, according to which elements that guide desires and actions are engendered by our interactions with the environment. The second chapter focuses on aspects of cybernetics and cognitive science, with an emphasis on the study of modelling, a methodological resource used to understand and represent cognitive processes abstractly. The secondary objective is to highlight the hypothesis that scientific endeavour, in the study of intelligence, comes to be understood along the lines of cybernetics and cognitive science, aiming to simulate adaptation and learning processes in machines. In the third chapter, we investigate how abduction, based on interaction with factual reality and chance, differs from mechanicism and statistical processes operated by computer models. We also address diagrammatic reasoning, highlighting the potential and limitations of computer models. Finally, we investigate the influence that computational models can have on the behaviours of embodied and situated individuals. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crenças e hábitos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hábito (Psicologia) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conduta | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modelagem computacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inteligência artificial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conduct of life | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hábito (Psicologia) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Artificial intelligence | - |
| Título: dc.title | Modelagem dos processos de fixação de crenças: uma análise filosófica interdisciplinar | - |
| Título: dc.title | Modeling belief fixation processes: an interdisciplinary philosophical analysis | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: