Movimento dos simbolismos na aprendizagem da língua inglesa e princípios para ensino na perspectiva histórico-cultural

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorManzoni, Rosa Maria-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorGarcia, Fernanda Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:15:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:15:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-22-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/296592-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/296592-
Descrição: dc.descriptionEste estudo tem como tema o ensino da língua inglesa no ensino fundamental – anos iniciais na perspectiva da teoria histórico-cultural. A pesquisa partiu dos seguintes questionamentos: 1) Tomando por base a ordem dos dois simbolismos vigotskianos na aprendizagem da escrita na língua materna, pode-se depreender uma terceira ordem de simbolismo na aprendizagem de uma língua estrangeira?; 2) Que relações complexas e intrínsecas existem entre a aprendizagem de uma língua estrangeira e a língua materna, segundo a teoria histórico-cultural?; 3) Os achados dessas relações dão sustentação para, a partir destas, formular princípios para o ensino da língua inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental? Trata-se de uma investigação que estabeleceu como objetivo principal explicitar a terceira ordem de simbolismo na aprendizagem de língua estrangeira escrita, apreender as relações complexas e intrínsecas existentes entre a aprendizagem das línguas estrangeira e materna e formular princípios para o ensino da língua inglesa, nos anos iniciais do ensino fundamental. Caracteriza-se como uma pesquisa teórica que visou apresentar contribuições para o ensino da língua inglesa. A metodologia da investigação foi a da pesquisa bibliográfica que se desenvolveu principalmente pela análise da obra A Construção do Pensamento e da Linguagem (Vigotski, 2001a) porque é nessa obra que encontramos as relações complexas entre a língua estrangeira e a materna as quais deram sustentação para a pesquisa. Além desta, outras obras de Vigotski (2001b, 2007, 2017); de Leontiev (2004, 2017); de Elkonin (2009) e de outros destacados autores também foram estudadas (Davidov, 1987; 1988), Gramsci ([1999]2001), Oliveira (1987), com o objetivo de fundamentar a formulação dos princípios orientadores para o ensino da língua inglesa. Foram também revisitados os referenciais teórico-metodológicos do materialismo histórico-dialético (Kosik, 1969) e de seus divulgadores (Konder, 2012; Frigotto, 2000). Os referenciais mencionados foram compreendidos como fonte para a elaboração de sínteses teóricas com vistas a atender aos objetivos da pesquisa. As sínteses elaboradas apontaram a emergência de se concretizar um ensino da língua inglesa que tenha como ponto de partida a prática social global; que seja desenvolvente; mediado por conceitos; que considere as relações complexas existentes entre essa língua e a materna e que tenha compromisso político e social com a atividade educacional.-
Descrição: dc.descriptionThis study focuses on the teaching of the English language in elementary education – early years – from the perspective of Historical-Cultural Theory. The research was guided by the following questions: 1) Based on the two Vygotskian symbolisms in the learning of writing in the first language, can a third order of symbolism be inferred in the learning of a foreign language?; 2) What complex and intrinsic relationships exist between the learning of a foreign language and the first language, according to Historical-Cultural Theory?; 3) Do the findings of these relationships provide basis for formulating principles for teaching English in the early years of elementary education? This investigation aimed to clarify the third order of symbolism in the learning of written foreign languages, understand the complex and intrinsic relationships between the learning of foreign and first language, and formulate principles for English language teaching in the early years of elementary school. It is characterized as a theoretical study that sought to contribute to English language teaching. The research methodology was bibliographic, primarily developed through the analysis of Thought and Language (Vygotsky, 2001a), as this work provides insight into the complex relationships between the foreign language and the first language, which served as the foundation for this study. In addition to this, other works by Vygotsky (2001b, 2007, 2017); Leontiev (2004, 2017); Elkonin (2009) and other prominent authors were examined, including Davidov (1987; 1988), Gramsci ([1999]2001), and Oliveira (1987), with the aim of establishing guiding principles for English language teaching. The theoretical-methodological references of historical-dialectical materialism (Kosik, 1969) and its proponents (Konder, 2012; Frigotto, 2000) were also revisited. These references were understood as a foundation for the development of theoretical syntheses, aimed at meeting the study's objectives. The findings indicate the urgency of implementing English language teaching based on global social practice, one that fosters development, is concept-mediated, considers the complex relationships between English and the first language, and maintains a political and social commitment to educational activity.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia histórico-cultural-
Palavras-chave: dc.subjectOrdem dos simbolismos na aprendizagem de língua estrangeira-
Palavras-chave: dc.subjectPrincípios para o ensino da língua inglesa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental – anos iniciais-
Palavras-chave: dc.subjectHistorical-cultural psychology-
Palavras-chave: dc.subjectOrder of symbolisms in foreign language learning-
Palavras-chave: dc.subjectPrinciples for teaching English-
Palavras-chave: dc.subjectElementary education – early years-
Título: dc.titleMovimento dos simbolismos na aprendizagem da língua inglesa e princípios para ensino na perspectiva histórico-cultural-
Título: dc.titleThe movement of symbolisms in English language learning and pedagogical principles from a historical-cultural perspective-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.