
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Marques, Larissa Ferreira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Trepiche, Cristiane Paraizo Orosco | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:57:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:57:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/296529 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/296529 | - |
| Descrição: dc.description | A Matemática exerce um papel fundamental no processamento de imagens digitais, pois cada uma delas pode ser representada matematicamente por uma matriz. Nesse contexto, a utilização da linguagem computacional GNU Octave permite a manipulação de imagens por meio de operações matriciais bem definidas. A incorporação de tecnologias na educação é um fator essencial para a aprendizagem dos alunos, uma vez que métodos inovadores e atrativos tornam o processo mais envolvente e eficaz. Em particular, o ensino da Matemática pode ser facilitado por ferramentas didáticas computacionais, que contribuem significativamente para o processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina. Essa perspectiva foi confirmada com a aplicação da sequência didática proposta, que evidenciou o engajamento e a participação ativa dos estudantes nas atividades voltadas ao ensino de matrizes utilizando o Octave, um software livre de alto nível para computação matemática. Diante disso, este trabalho tem como objetivo descrever a implementação de uma sequência didática para o ensino de matrizes, por meio de uma ferramenta didática computacional, desenvolvida com alunos do ensino médio de uma escola pública vinculada à Diretoria de Ensino da região de Presidente Prudente–SP. | - |
| Descrição: dc.description | Mathematics plays a fundamental role in the processing of digital images, as each of them can be represented mathematically by a matrix. In this context, the use of the GNU Octave computational language allows the manipulation of images through well-defined matrix operations. The incorporation of technologies in education is an essential factor for student learning, as innovative and attractive methods make the process more engaging and effective. In particular, the teaching of Mathematics can be facilitated by computational didactic tools, which contribute significantly to the teaching-learning process of this subject. This perspective was confirmed with the application of the proposed didactic sequence, which demonstrated the engagement and active participation of students in activities aimed at teaching matrices using Octave, a high-level free software for mathematical computing. Therefore, this work aims to describe the implementation of a didactic sequence for teaching matrices, through a computational didactic tool, developed with high school students from a public school linked to the Directorate of Education of the Presidente Prudente–SP region. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matrizes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Computação matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Octave | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Imagens digitais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matrices | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematical computing | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital images | - |
| Título: dc.title | O ensino da teoria matricial sob um olhar computacional | - |
| Título: dc.title | Teaching matrix theory from a computational view | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: