O ensino da teoria matricial sob um olhar computacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarques, Larissa Ferreira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorTrepiche, Cristiane Paraizo Orosco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:57:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:57:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-17-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/296529-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/296529-
Descrição: dc.descriptionA Matemática exerce um papel fundamental no processamento de imagens digitais, pois cada uma delas pode ser representada matematicamente por uma matriz. Nesse contexto, a utilização da linguagem computacional GNU Octave permite a manipulação de imagens por meio de operações matriciais bem definidas. A incorporação de tecnologias na educação é um fator essencial para a aprendizagem dos alunos, uma vez que métodos inovadores e atrativos tornam o processo mais envolvente e eficaz. Em particular, o ensino da Matemática pode ser facilitado por ferramentas didáticas computacionais, que contribuem significativamente para o processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina. Essa perspectiva foi confirmada com a aplicação da sequência didática proposta, que evidenciou o engajamento e a participação ativa dos estudantes nas atividades voltadas ao ensino de matrizes utilizando o Octave, um software livre de alto nível para computação matemática. Diante disso, este trabalho tem como objetivo descrever a implementação de uma sequência didática para o ensino de matrizes, por meio de uma ferramenta didática computacional, desenvolvida com alunos do ensino médio de uma escola pública vinculada à Diretoria de Ensino da região de Presidente Prudente–SP.-
Descrição: dc.descriptionMathematics plays a fundamental role in the processing of digital images, as each of them can be represented mathematically by a matrix. In this context, the use of the GNU Octave computational language allows the manipulation of images through well-defined matrix operations. The incorporation of technologies in education is an essential factor for student learning, as innovative and attractive methods make the process more engaging and effective. In particular, the teaching of Mathematics can be facilitated by computational didactic tools, which contribute significantly to the teaching-learning process of this subject. This perspective was confirmed with the application of the proposed didactic sequence, which demonstrated the engagement and active participation of students in activities aimed at teaching matrices using Octave, a high-level free software for mathematical computing. Therefore, this work aims to describe the implementation of a didactic sequence for teaching matrices, through a computational didactic tool, developed with high school students from a public school linked to the Directorate of Education of the Presidente Prudente–SP region.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languageen-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectMatrizes-
Palavras-chave: dc.subjectComputação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectOctave-
Palavras-chave: dc.subjectImagens digitais-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectMatrices-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical computing-
Palavras-chave: dc.subjectDigital images-
Título: dc.titleO ensino da teoria matricial sob um olhar computacional-
Título: dc.titleTeaching matrix theory from a computational view-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.