
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Caramaschi, Sandro | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Fracalossi, Marcelo Sanches | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:12:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:12:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/296433 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/296433 | - |
| Descrição: dc.description | O advento tecnológico possibilita o incremento e a ampliação da comunicação entre os indivíduos, gerando impactos significativos no modo como interagem socialmente. Atualmente as redes sociais digitais assumem um papel preponderante na vida humana, sendo utilizadas com distintas finalidades, e produzem diversos benefícios. No entanto, há evidências científicas que apontam para o potencial deletério das plataformas digitais de comunicação, o que pode promover mal-estar psicológico e o desenvolvimento de transtornos mentais e comportamentais nos usuários. Diante do exposto a presente pesquisa pretendeu investigar as possíveis correlações entre as distorções cognitivas e a geração de mal-estar psicológico em decorrência do uso de redes sociais em associação com os constructos: autorregulação emocional e autoestima, pautando-se nos pressupostos teóricos da psicologia evolucionista. Tendo em vista os objetivos pretendidos, foram realizados dois estudos: o primeiro de caráter quantitativo, descritivo e comparativo, e o segundo, de caráter quantitativo, descritivo, correlacional e comparativo, desenvolvidos com uma amostra de 96 estudantes universitários regularmente matriculados nos cursos de graduação de uma universidade pública do interior paulista, de ambos os sexos, com idades a partir de 18 anos, e de turmas variadas. A coleta de dados ocorreu nas dependências da instituição em dias e horários previamente determinados, mediante o aceite e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) pelos participantes. Para tanto, foram utilizados os seguintes instrumentos: escala de autoestima de Rosenberg (EAR); escala de autorregulação emocional versão adulto (EARE-A); questionário de distorções cognitivas (CD-Quest); e questionário de caracterização do uso de redes sociais. Os resultados obtidos evidenciam que uso irrestrito de redes socias pode promover o desenvolvimento de padrões cognitivos e comportamentais disfuncionais nos usuários, e quanto maiores os escores obtidos no CD-Quest, ou seja, quanto mais distorções cognitivas são cometidas menor a capacidade de autorregulação emocional e a autoestima dos participantes do estudo. | - |
| Descrição: dc.description | The advent of technology makes it possible to increase and expand communication between individuals, generating significant impacts on the way they interact socially. Currently, digital social networks play a preponderant role in human life, being used for different purposes, and producing several benefits. However, there is scientific evidence that points to the harmful potential of digital communication platforms, which can promote psychological discomfort and the development of mental and behavioral disorders in users. In view of the above, this research intended to investigate the possible correlations between cognitive distortions and the generation of psychological discomfort as a result of the use of social networks, in association with the constructs: emotional self-regulation and self-esteem, based on the theoretical assumptions of evolutionary psychology. In view of the intended objectives, two studies were carried out: the first of a quantitative, descriptive and comparative nature, and the second, of a quantitative, descriptive, correlational and comparative nature, developed with a sample of 96 university students regularly enrolled in undergraduate courses at a public university from the interior of São Paulo, of both sexes, aged 18 and over, and from different classes. Data collection took place on the institution's premises on previously determined days and times, upon acceptance and signing of the free and informed consent form (TCLE) by the participants. To this end, the following instruments were used: Rosenberg self-esteem scale (EAR); emotional self-regulation scale adult version (EARE-A); cognitive distortions questionnaire (CD-Quest); and questionnaire characterizing the use of social networks. The results obtained show that unrestricted use of social networks can promote the development of dysfunctional cognitive and behavioral patterns in users, and the higher the scores obtained in the CD-Quest, that is, the more cognitive distortions are committed, the lower the capacity for emotional self-regulation and the self-esteem of study participants. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autoestima | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autorregulação emocional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Distorções cognitivas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mal-estar psicológico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Self-esteem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Emotional self-regulation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cognitive distortions | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psychological unwellness | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social media | - |
| Título: dc.title | Uso de redes sociais: aspectos cognitivos e emocionais em universitários | - |
| Título: dc.title | Use of social networks: cognitive and emotional aspects in university students | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: