
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Faculdade de Filosofia e Ciências | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Saravali, Eliane Giachetto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:35:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:35:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-13 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/296421 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/296421 | - |
| Descrição: dc.description | Considerando o grande número de crianças com queixas relacionadas às dificuldades de aprendizagem, bem como a necessidade das instituições escolares criarem formas de intervir junto a esses quadros, que sejam coerentes ao desenvolvimento e às necessidades dos alunos, é que o presente projeto foi delineado. Parte-se do referencial teórico piagetiano, em específico da atuação da abstração reflexionante, mecanismo central do desenvolvimento cognitivo. Considera-se o jogo de regras como ferramenta útil ao trabalho junto à criança com queixas de dificuldades de aprendizagem, mediante a construção de intervenções pedagógicas alicerçadas no desenvolvimento e na atuação da abstração reflexionante. A pesquisa será desenvolvida numa escola estadual de ensino fundamental I, por meio da execução de duas etapas. Da primeira etapa, com delineamento pré-experimental, participarão 40 alunos com idade entre 7 a 10 anos, encaminhados por seus professores. Serão considerados como instrumentos do pré e pós-teste: a última avaliação de língua portuguesa e de matemática realizada pela criança, duas provas que permitem avaliar a atuação da abstração reflexionante (prova operatória das relações entre superfícies e perímetros dos retângulos e prova operatória da abstração reflexionante: abstrações, diferenciações e integrações no emprego de operações aritméticas elementares) e o encaminhamento/avaliação dos docentes. Como tratamento, serão organizadas intervenções com jogos de regras específicos (Jogo da Velha 3D, Jogo Memobox, Jogo do Espelho, Jogo do Buraco, Jogo Mental Flexibility), em sala de aula, conforme as queixas apresentadas pelos professores e as necessidades das crianças. A partir desses resultados, a segunda etapa será desenvolvida com a equipe de professores, que receberá formação continuada para o trabalho com jogos de regras junto a crianças com queixas de dificuldades de aprendizagem. Os professores receberão orientações e auxílio para modificações de suas práticas a partir dos conteúdos abordados no curso. 1) Transcrições de entrevistas clínicas e provas operatórias aplicadas em 41 participantes; 2) Registros de resolução de situações-problema dos jogos utilizados durante a pesquisa; 3) Registros dos desenhos e escritas realizados pelos participantes representando o que aprenderam nos encontros com os jogos; 4) Registros dos planejamentos das docentes para aula envolvendo jogos. | - |
| Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
| Descrição: dc.description | FAPESP: 2022/05842-9 | - |
| Formato: dc.format | - | |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Distúrbios da aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos de regras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Abstração reflexionante | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Intervenção pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Epistemologia genética | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Piaget, Jean | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning disabilities | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Genetic epistemology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
| Título: dc.title | Jogo de regras no ensino fundamental: construindo intervenções para crianças com dificuldades de aprendizagem | - |
| Título: dc.title | Rules game in elementary school: building interventions for children with learning difficulties | - |
| Título: dc.title | Juego de reglas en la escuela primaria: construyendo intervenciones para niños con dificultades de aprendizaje | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | planilha | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: