Feminização do trabalho docente na educação básica na região de Pindorama-SP

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCeleste Filho, Macioniro-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSilva, Ana Claudia Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T22:44:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T22:44:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-14-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/296386-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/296386-
Descrição: dc.descriptionO objetivo geral deste trabalho é analisar o processo de feminização do trabalho docente e as dinâmicas de gênero, a ela associadas, sob uma perspectiva histórica. Busca-se compreender como a formação de professores, a concepção de profissão e o profissionalismo docente são impactados pelo gênero, especialmente considerando a composição majoritariamente feminina do corpo docente. Para isso, pesquisa foi organizada em três etapas. Primeiro, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com o intuito de revisar a produção acadêmica dos últimos vinte anos sobre o tema. Esse levantamento e o estudo das ideias sobre a feminização da profissão docente permitiram a identificação de categorias de análise para a etapa seguinte. Na segunda etapa, conduziu-se uma pesquisa de campo em uma escola do município de Pindorama-SP com professoras de diferentes níveis de ensino, visando compreender suas percepções sobre as próprias carreiras e as construções sociais que influenciaram suas escolhas profissionais. Finalmente, com base nas duas etapas iniciais, propõe-se a criação de uma sequência didática com o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos sobre as relações de gênero.-
Descrição: dc.descriptionThe general objective of this work is to analyze the process of feminization in the teaching career and the associated gender dynamics from a historical perspective. The aim is to understand how teacher training, the concept of the profession, and teaching professionalism are impacted by gender, especially considering the predominantly female composition of the teaching workforce. The research was organized into three stages. First, a bibliographic review was conducted, examining the academic production of the last 20 years on the subject. This survey and the study of ideas related to the feminization of the teaching profession allowed for the identification of analytical categories for the next stage. In the second stage, field research was conducted at a school in the municipality of Pindorama-SP with teachers from different educational levels, aiming to understand their perceptions of their careers and the social constructions that influenced their professional choices. Finally, based on the first two stages, the creation of a didactic sequence is proposed, with the goal of expanding students' knowledge about gender relations.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectFeminização-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho docente-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectBasic education-
Palavras-chave: dc.subjectFeminization-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching career-
Palavras-chave: dc.subjectGender-
Título: dc.titleFeminização do trabalho docente na educação básica na região de Pindorama-SP-
Título: dc.titleFeminization of teaching career in basic education in the region of Pindorama-SP-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.