Aplicativo de realidade virtual em treinamentos de engenharia: estudo de caso sobre Lockout/Tagout

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves, Carlos Antônio-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorKague, Gabriel Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T22:06:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T22:06:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-14-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/296379-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/296379-
Descrição: dc.descriptionA realidade virtual (RV) tem ganhado cada vez mais espaço na sociedade atual, sendo aplicada desde visualizações de vídeos 360° e ambientes virtuais até em aplicações industriais complexas. Na engenharia, a RV desponta como uma aliada na criação de simulações em ambientes controlados e imersivos. Este trabalho explora o potencial da RV em treinamentos de engenharia elétrica, especificamente para os procedimentos de Lockout/Tagout (LOTO), buscando avaliar a eficácia, impacto e viabilidade dessa tecnologia no ambiente industrial. Por meio de um protótipo de treinamento desenvolvido com as ferramentas Unity, Blender 3D e Visual Studio Code, o projeto simula um treinamento prático de LOTO em um ambiente imersivo, utilizando o dispositivo Oculus Rift S conectado a um computador para o processamento da simulação. Essa alternativa visa solucionar a carência de experiência prática presente nos treinamentos tradicionais em sala de aula, reduzindo a necessidade de interrupções na linha de produção e aumentando o engajamento dos profissionais em um ambiente seguro e controlado. Os resultados apontam um cenário favorável para a implementação da realidade virtual rumo à Industria 5.0, embora existam desafios e limitações para serem superados.-
Descrição: dc.descriptionVirtual reality (VR) has been increasingly present in today’s society, applied in various fields ranging from 360° videos and virtual environment visualization to complex industrial applications. In engineering, VR emerges as an ally in the creation of simulations within controlled and immersive environments. This study explores the potential of VR in electrical engineering training, specifically for Lockout/Tagout (LOTO) procedures, aiming to evaluate the effectiveness, impact, and feasibility of this technology in an industrial setting. Through a training prototype developed with Unity, Blender 3D, and Visual Studio Code, the project simulates a practical LOTO training session in an immersive environment using the Oculus Rift S device connected to a computer for simulation processing. This alternative seeks to address the lack of practical experience in traditional classroom training, reducing the need for production line interruptions while increasing professional engagement in a safe and controlled environment. The results indicate a favorable scenario for the implementation of Virtual Reality toward Industry 5.0, although challenges and limitations remain to be overcome.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTreinamento industrial-
Palavras-chave: dc.subjectSimulação-
Palavras-chave: dc.subjectInstrumento de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectUnity-
Palavras-chave: dc.subjectUnity-
Título: dc.titleAplicativo de realidade virtual em treinamentos de engenharia: estudo de caso sobre Lockout/Tagout-
Título: dc.titleVirtual reality application in engineering training: a case study on Lockout/Tagout-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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