Fanzines nas aulas de educação física: entre composições, possibilidades e caminhos

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Autor(es): dc.contributorAlves, Flávio Soares-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorLira, Rafael Firme de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:10:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:10:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-10-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/296314-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/296314-
Descrição: dc.descriptionThis material was constructed based on the results of a research project entitled "Fanzines in Cultural Physical Education: Subjectivities and subversiveness of the subjects who construct them", which had as its main objective to present a proposal for recording and evaluating fanzines in Physical Education classes at school, involving the production of fanzines by the students themselves, based on an interventionist approach based on the cultural curriculum of Physical Education. In the theoretical dimension, a dialogue was sought with references from post-structuralist philosophy so that a reflective domain could be affirmed, taking into account the singularities that emerge in the educational context. Fanzines, in turn, are graphic materials produced in an artisanal and alternative way, in which one or several themes are addressed, through the integration of different languages ​​that, together, compose a unique expressive movement of those who make them. This graphic material, called an "educational resource", was constructed as a detailed cut and look at some questions and reflections based on the dissertation presented above, with the objective of presenting the research developed and broadening the view of what was developed.-
Descrição: dc.descriptionEste material foi construído a partir dos resultados de um projeto de pesquisa intitulado "Fanzines na Educação Física Cultural: Subjetividades e subversividades dos sujeitos que os constroem", que teve como objetivo principal apresentar uma proposta de registro e avaliação de fanzines nas aulas de Educação Física na escola, envolvendo a produção de fanzines pelos próprios alunos, a partir de uma abordagem intervencionista pautada no currículo cultural da Educação Física. Na dimensão teórica, buscou-se o diálogo com referenciais da filosofia pós-estruturalista para que se afirmasse um domínio reflexivo, levando em conta as singularidades que emergem no contexto educacional. Os fanzines são materiais gráficos elaborados de forma artesanal e alternativa, nos quais um tema ou vários são abordados, através da integração entre diferentes linguagens que, juntas, compõem um movimento expressivo único daqueles que os fazem. Este material gráfico, denominado "recurso educativo", foi construído como um recorte detalhado e aprofundado de alguns questionamentos e reflexões a partir da dissertação apresentada acima, com o objetivo de apresentar a pesquisa desenvolvida e ampliar o olhar sobre o que foi desenvolvido.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Relação: dc.relationhttps://hdl.handle.net/11449/296312-
Relação: dc.relationFanzines na educação física cultural: subjetividades e subversividades dos sujeitos que os constroem-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFanzines-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo cultural-
Palavras-chave: dc.subjectCartografia-
Título: dc.titleFanzines nas aulas de educação física: entre composições, possibilidades e caminhos-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
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