Silhuetas em ação: Sentimento de pertencimento

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSerrano, Eliane Patricia Grandini-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorAguiar, Rodrigo Andrian de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:46:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:46:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-10-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/296295-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/296295-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem como propósito articular considerações sobre o sentido da experiência artística e a autonomia do fazer e do pensamento crítico com relação à obra de arte, sob a perspectiva do professor artista, canalizando a atenção para os estudantes e o público, considerando o espaço e tempo de coexistência educativa e expositiva, seja na sala de aula, no ateliê, no museu, na galeria, agregando também outros espaços alternativos. Sendo caracterizada como uma pesquisa-ação participativa, em que o professor artista coopera com o grupo durante a mediação da prática artística de pinturas murais, desenvolvidas durante as várias edições realizadas do projeto ‘Silhuetas em Ação’, com temáticas variadas e grupos heterogêneos e bem diversificados de indivíduos, ligados a escolas, universidades, hospitais e instituições, cujo trabalho se conduz como ponto de partida para a busca do entendimento de um sentimento de pertencimento nas esferas: social, corporal e afetiva, que envolve os agentes participantes deste projeto.-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to articulate considerations about the meaning of artistic experience and the autonomy of making and critical thinking in relation to the artwork, from the perspective of the artist teacher, channeling attention to students and the public, considering the space and time of educational and exhibition coexistence, whether in the classroom, in the studio, in the museum, in the gallery, also including other alternative spaces. It is characterized as participatory action research, in which the artist teacher cooperates with the group during the mediation of the artistic practice of mural paintings, developed during the various editions of the ‘Silhouettes in Action’ project, with varied themes and heterogeneous and well-diversified groups of individuals, linked to schools, universities, hospitals and institutions, whose work is conducted as a starting point for the search for understanding a feeling of belonging in the social, corporal and affective spheres, which involves the agents participating in this project.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionCAPES: 001-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectArte na educação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores e alunos-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de arte-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes - Atitudes-
Título: dc.titleSilhuetas em ação: Sentimento de pertencimento-
Título: dc.titleSiluetas en acción: Sentido de pertenencia-
Título: dc.titleSilhouettes in action: Sense of belonging-
Título: dc.titleSilhouettes en action: Sentiment d'appartenance-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.