
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Serrano, Eliane Patricia Grandini | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Aguiar, Rodrigo Andrian de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:46:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:46:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-21 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/296295 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/296295 | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem como propósito articular considerações sobre o sentido da experiência artística e a autonomia do fazer e do pensamento crítico com relação à obra de arte, sob a perspectiva do professor artista, canalizando a atenção para os estudantes e o público, considerando o espaço e tempo de coexistência educativa e expositiva, seja na sala de aula, no ateliê, no museu, na galeria, agregando também outros espaços alternativos. Sendo caracterizada como uma pesquisa-ação participativa, em que o professor artista coopera com o grupo durante a mediação da prática artística de pinturas murais, desenvolvidas durante as várias edições realizadas do projeto ‘Silhuetas em Ação’, com temáticas variadas e grupos heterogêneos e bem diversificados de indivíduos, ligados a escolas, universidades, hospitais e instituições, cujo trabalho se conduz como ponto de partida para a busca do entendimento de um sentimento de pertencimento nas esferas: social, corporal e afetiva, que envolve os agentes participantes deste projeto. | - |
| Descrição: dc.description | This research aims to articulate considerations about the meaning of artistic experience and the autonomy of making and critical thinking in relation to the artwork, from the perspective of the artist teacher, channeling attention to students and the public, considering the space and time of educational and exhibition coexistence, whether in the classroom, in the studio, in the museum, in the gallery, also including other alternative spaces. It is characterized as participatory action research, in which the artist teacher cooperates with the group during the mediation of the artistic practice of mural paintings, developed during the various editions of the ‘Silhouettes in Action’ project, with varied themes and heterogeneous and well-diversified groups of individuals, linked to schools, universities, hospitals and institutions, whose work is conducted as a starting point for the search for understanding a feeling of belonging in the social, corporal and affective spheres, which involves the agents participating in this project. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores e alunos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores de arte | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes - Atitudes | - |
| Título: dc.title | Silhuetas em ação: Sentimento de pertencimento | - |
| Título: dc.title | Siluetas en acción: Sentido de pertenencia | - |
| Título: dc.title | Silhouettes in action: Sense of belonging | - |
| Título: dc.title | Silhouettes en action: Sentiment d'appartenance | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: