A atividade ludo-pedagógica como atividade de ensino histórico-crítica para pré-escolares e anos iniciais do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorViotto Filho, Irineu Aliprando Tuim-
Autor(es): dc.contributorFaculdade de Ciências e Tecnologia (FCT Unesp)-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorRinaldini, Lucas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:16:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:16:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-09-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/296281-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/296281-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp de Presidente Prudente/SP pela linha de pesquisa Processos formativos infância e juventude tem como objeto a atividade ludo-pedagógica e como principal objetivo sua sistematização como modelo propositivo de atividade de ensino histórico-crítica que contribua com o ensino e a aprendizagem de crianças da educação infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tal modelo se justifica devido à necessidade de enfrentamento e superação de tendências alienadas e alienantes que se expressam nas formas de violência verbal e física, por estigmas, preconceitos e discriminação, pelo individualismo, autoritarismo e competição presentes no cotidiano escolar. Assim, defendemos a tese de que as atividades ludo-pedagógicas se constituem como atividade de ensino histórico-crítica e favorecem o envolvimento de crianças e jovens no processo de ensino e aprendizagem, inclusive para os sujeitos que demonstram dificuldades na aprendizagem e são rotulados e excluídos. Como objetivos específicos, refletimos histórica e dialeticamente sobre a hegemonia de teorias psicológicas e pedagógicas não-críticas na educação escolar brasileira e suas implicações para a prática docente em sala de aula e na formação dos alunos. Na sequência, evidenciamos a importância da Teoria histórico-cultural e da Pedagogia histórico-crítica como instrumentalização teórica e metodológica indispensável aos professores para a compreensão, organização e realização de atividades ludo-pedagógicas de caráter histórico-crítico na Educação escolar. Além disso, enfatizamos a relevância do conhecimento sistematizado e s fomentarua transmissão para a emancipação dos filhos da classe trabalhadora. A seguir, apresentamos as concepções de atividade lúdica hegemônicas na educação. Identificamos a dicotomia entre o lúdico e o fazer pedagógico e avançamos em direção à sua superação a partir do método materialista histórico dialético até os conceitos de lúdico e pedagógico reconhecidos como unidades na atividade ludo-pedagógica. Ademais, salientamos que esse movimento da síncrese à síntese por meio da análise em direção à atividade de ensino ludo-pedagógica histórico-crítica é engendrado a partir da vivência prático-teórica dos membros do Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação escolar (GEIPEE) em seus estudos e suas pesquisas no interior de Escolas públicas. Utilizamos as pesquisas do Grupo como fontes para um estudo analítico-interpretativo balizado pelo método marxiano das atividades ludo-pedagógicas descritas nas 3 teses e 10 dissertações dos membros do GEIPEE defendidas no período de 2012 a 2020. Evidenciamos as categorias analíticas do trabalho educativo coletivo do GEIPEE, bem como as contradições no processo de ensino e aprendizagem nas escolas sendo elas a apropriação e objetivação das teorias pedagógicas críticas, apropriação e transmissão do conhecimento científico, trabalho coletivo e trabalho fragmentado, avaliação e reflexão da prática pedagógica x ensino autoritário utilitário, concepção crítico transformadora e reprodução de tendências alienadas e alienantes e criatividade e ludicidade x conformismo e rigidez na ação pedagógica. Constatamos que a vivência prático-teórica Geipeana afirma o planejamento, organização e efetivação de uma educação crítica e emancipadora por meio de atividades de ensino ludo-pedagógicas histórico-críticas junto à pré-escola e anos iniciais do Ensino fundamental, capazes de criar condições para que os alunos consigam superar a reprodução de tendências alienadas e alienantes e avançar no seu processo de aprendizagem, desenvolvimento e humanização.-
Descrição: dc.descriptionThis work, developed within the Graduate Program in Education at the Faculty of Science and Technology – Unesp, Presidente Prudente/SP, under the research line Formative Processes: Childhood and Youth, focuses on ludopedagogical activity and aims to systematize it as a propositional model of historical-critical teaching activity that contributes to the teaching and learning processes of children in early childhood education and the early years of elementary school. This model is justified by the need to confront and overcome alienated and alienating tendencies that manifest in verbal and physical violence, stigmas, prejudice, and discrimination, as well as individualism, authoritarianism, and competition in everyday school life. Thus, we defend the thesis that ludopedagogical activities constitute a form of historical-critical teaching activity and foster the engagement of children and young people in the teaching and learning process, including those who experience learning difficulties and are often labeled and excluded. As specific objectives, we historically and dialectically reflect on the hegemony of non-critical psychological and pedagogical theories in Brazilian school education and their implications for classroom teaching practices and student formation. Subsequently, we highlight the importance of Cultural-Historical Theory and Historical-Critical Pedagogy as essential theoretical and methodological tools for teachers to understand, organize, and implement ludopedagogical activities with a historical-critical character in school education. Additionally, we emphasize the relevance of systematized knowledge and its transmission for the emancipation of children from the working class. Next, we present the hegemonic conceptions of play activity in education, identifying the dichotomy between playfulness and pedagogical practice and advancing toward its resolution through the historical-dialectical materialist method. We move toward the recognition of play and pedagogy as unified elements within ludopedagogical activity. Furthermore, we argue that this movement from syncretism to synthesis through analysis toward historical-critical ludopedagogical teaching activity is driven by the practical-theoretical experiences of the members of the Study, Intervention, and Research Group in School Education (GEIPEE) in their studies and research within public schools. We use the research conducted by the group as sources for an analytical-interpretative study, guided by the Marxian method, examining ludopedagogical activities described in three doctoral dissertations and ten master's dissertation defended by GEIPEE members between 2012 and 2020. We highlight the analytical categories of GEIPEE's collective educational work, as well as the contradictions in the teaching and learning process in schools, including the appropriation and objectivization of critical pedagogical theories; the appropriation and transmission of scientific knowledge; collective work versus fragmented work; assessment and reflection on pedagogical practice versus authoritarian and utilitarian teaching; critical-transformative conception versus the reproduction of alienated and alienating tendencies; and creativity and playfulness versus conformity and rigidity in pedagogical action. We conclude that the practical-theoretical experience within GEIPEE affirms the planning, organization, and implementation of a critical and emancipatory education through historical-critical ludopedagogical teaching activities in preschool and the early years of elementary education. These activities create the necessary conditions for students to overcome the reproduction of alienated and alienating tendencies and advance in their learning, development, and humanization process.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação pré-escolar-
Palavras-chave: dc.subjectAtividade ludo-pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectAtividade de ensino histórico-crítica-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria histórico-cultural-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia histórico-crítica-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectLudopedagogical activity-
Palavras-chave: dc.subjectHistorical-critical teaching activity-
Palavras-chave: dc.subjectHistorical-cultural theory-
Palavras-chave: dc.subjectHistorical-critical pedagogy-
Título: dc.titleA atividade ludo-pedagógica como atividade de ensino histórico-crítica para pré-escolares e anos iniciais do ensino fundamental-
Título: dc.titleThe ludo-pedagogical activity as a historical-critical teaching activity for preschoolers and early years of elementary education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.