Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Katia de Abreu | - |
Autor(es): dc.contributor | Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT Unesp) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Botelho, Thays de Fatima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:00:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:00:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/296276 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/296276 | - |
Descrição: dc.description | A avaliação pedagógica no Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um tema essencial para a construção de práticas inclusivas e efetivas no processo de ensino aprendizagem de estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação. Este e-book nasce da necessidade de aprofundar esse debate, oferecendo aos educadores um material acessível, reflexivo e fundamentado em boas práticas. A inclusão escolar exige um olhar atento às singularidades de cada estudante, respeitando suas potencialidades e necessidades específicas. Nesse contexto, a avaliação pedagógica desempenha um papel crucial, pois possibilita o planejamento de intervenções que favoreçam a aprendizagem, o desenvolvimento da autonomia e a participação plena do estudante na escola e na sociedade. Este material aborda diferentes concepções, metodologias e instrumentos de avaliação no AEE, destacando sua importância como um processo contínuo e dinâmico. Além disso, discute a importância do registro no processo de avalição pedagógica. Ao longo destas páginas, você encontrará reflexões, orientações e exemplos práticos que contribuirão para a qualificação do seu trabalho como educador comprometido com a inclusão. Que esta leitura inspire novas práticas e fortaleça o compromisso de todos com uma educação verdadeiramente acessível e equitativa. | - |
Descrição: dc.description | Pedagogical assessment in Specialized Educational Services (AEE) is an essential topic for the construction of inclusive and effective practices in the teaching-learning process of students with disabilities, Autism Spectrum Disorder (ASD) and High Abilities/Giftedness. This e-book was born from the need to deepen this debate, offering educators accessible, reflective material based on good practices. School inclusion requires a careful look at the singularities of each student, respecting their specific potential and needs. In this context, pedagogical assessment plays a crucial role, as it enables the planning of interventions that promote learning, the development of autonomy and the student's full participation in school and society. This material addresses different concepts, methodologies and assessment instruments in AEE, highlighting its importance as a continuous and dynamic process. Furthermore, it discusses the importance of recording in the pedagogical assessment process. Throughout these pages, you will find reflections, guidance and practical examples that will contribute to the qualification of your work as an educator committed to inclusion. May this reading inspire new practices and strengthen everyone's commitment to a truly accessible and equitable education. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Relação: dc.relation | https://hdl.handle.net/11449/296275 | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atendimento educacional especializado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação pedaógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Specialized educational assistance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical assessment | - |
Título: dc.title | Avaliação pedagógica no atendimento educacional especializado: caminhos e possibilidades | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: