
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Henriques, Fernanda | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Bueno, Tayná Pereira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:39:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:39:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-13 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/296267 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/296267 | - |
| Descrição: dc.description | A pesquisa explora a aplicação dos princípios da visualidade háptica e da impressão 3D na criação de representações táteis de obras de arte, com o objetivo de promover a inclusão de pessoas cegas em ambientes museológicos. Fundamentada na percepção tátil como meio de interpretação visual, a investigação une teorias da linguagem visual à prática por meio do desenvolvimento de protótipos tridimensionais. Os protótipos traduzem elementos ópticos das obras originais em texturas e volumes, ampliando sua acessibilidade. Destaca-se, ainda, a integração entre design gráfico inclusivo, arte e inovação tecnológica como uma estratégia central para a concepção de soluções inclusivas. Recursos multimídia, como audiodescrição e legendas em braille, são incorporados para complementar a experiência sensorial e proporcionar uma compreensão mais ampla das obras. O principal objetivo é oferecer uma interação cultural enriquecedora e equitativa, demonstrando a eficácia da combinação entre teoria e prática na promoção da acessibilidade em espaços culturais. Espera-se que os resultados deste estudo contribuam para a melhoria da acessibilidade e inclusão em museus, demonstrando a eficácia da combinação de técnicas hápticas e multimídia na promoção da participação cultural equitativa. | - |
| Descrição: dc.description | The research explores the application of the principles of haptic visuality and 3D printing in the creation of tactile representations of works of art, with the aim of promoting the inclusion of blind people in museum environments. Based on tactile perception as a means of visual interpretation, the investigation combines theories of visual language with practice through the development of three-dimensional prototypes. The prototypes translate optical elements of the original works into textures and volumes, increasing their accessibility. It also highlights the integration of inclusive graphic design, art and technological innovation as a central strategy for the design of inclusive solutions. Multimedia resources, such as audio description and Braille subtitles, are incorporated to complement the sensory experience and provide a broader understanding of the works. The main objective is to offer an enriching and equitable cultural interaction, demonstrating the effectiveness of the combination of theory and practice in promoting accessibility in cultural spaces. The results of this study are expected to contribute to improving accessibility and inclusion in museums, demonstrating the effectiveness of combining haptic and multimedia techniques in promoting equitable cultural participation. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | Capes: 001 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Visualidade háptica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Design inclusivo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Impressão 3D | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Imagens hápticas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Deficiência visual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Haptic visuality | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusive design | - |
| Palavras-chave: dc.subject | 3D printing | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Haptic imaging | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Visual impairment | - |
| Título: dc.title | Design e visualidade háptica: estudo sobre a potencialidade da impressão 3D como recurso inclusivo em museus | - |
| Título: dc.title | Haptic design and visuality: study on the potential of 3D printing as an inclusive resource in museums | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: