Desdobramentos de um processo de ensino para ampliar a participação das meninas nas aulas de Educação Física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Lílian Aparecida-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Sônia Corrêa de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T22:02:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T22:02:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-09-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/296254-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/296254-
Descrição: dc.descriptionAo atuar como docente de Educação Física em uma instituição privada de ensino há 14 anos, venho me deparando com recorrentes comportamentos sociais entre os/as estudantes que potencializam a exclusão (e até a autoexclusão) das aulas de Educação Física, seja por gênero, diferença de habilidades ou outros tantos fatores. Estas questões vêm se destacando e comprometendo, sobretudo, as oportunidades e possibilidades de aprendizagens por parte das meninas. Tendo como orientação o diálogo, o processo de autonomia, as vivências das atividades, a mobilização de reflexões para a participação nas aulas de Educação Física e as estruturas e dinâmicas das práticas corporais, nosso objetivo foi analisar as implicações de um processo de ensino para a ampliação da participação das meninas nas aulas de Educação Física. Os/as participantes do estudo foram alunos/as de uma turma de 2º ano em 2023 e esta mesma turma, posteriormente no 3º ano em 2024, com ações que reuniram 10 aulas em 2023 e 12 aulas em 2024. A professora de Educação Física da turma assumiu também o papel de pesquisadora, sendo identificada como professora-pesquisadora. O estudo se balizou pela abordagem qualitativa, fazendo uso da pesquisa intervenção. As coletas de dados foram realizadas por meio de diários de aulas, rodas de conversas, entrevista com os/as alunos/as da turma, filmagens e registros de fotos. Os resultados nos permitiram identificar três categorias de análise: 1) Preconceitos de gênero: imobilizando a participação das meninas nas aulas de Educação Física; 2) Ações e reações das meninas; 3) Desafios e possibilidades para ampliar a participação das meninas e dos meninos nas aulas de Educação Física, evidenciando fatores que influenciavam na participação das meninas nas aulas de Educação Física, como também, alternativas para o ensino da Educação Física voltado para a equidade de gênero, inclusão e reformulação pedagógica. A pesquisa ressaltou a importância de um ensino inclusivo, incentivando práticas reflexivas para superar preconceitos e mobilizar oportunidades na Educação Física escolar.-
Descrição: dc.descriptionBy working as a Physical Education teacher at a private educational institution for 14 years, I have repeatedly encountered social behaviors among students that reinforce exclusion (and even self-exclusion) from Physical Education classes, whether due to gender, differences in physical abilities, or various other factors. These issues have become increasingly evident, particularly affecting the learning opportunities and possibilities for girls. Guided by dialogue, autonomy development, active participation in activities, and reflective engagement in Physical Education classes, our objective was to analyze the implications of a teaching process aimed at increasing girls' participation in Physical Education. The study participants were students from a 2nd-grade class in 2023, who continued in the 3rd grade in 2024, with interventions conducted over 10 lessons in 2023 and 12 lessons in 2024. The Physical Education teacher of the class also took on the role of researcher, being identified as a teacher-researcher. The study followed a qualitative approach, utilizing intervention research. Data collection was carried out through class diaries, discussion circles, interviews with students, video recordings, and photo documentation. This research contributed to Physical Education teaching by addressing key aspects such as gender equity, inclusion, and pedagogical reformulation, identifying factors that influence girls' participation in Physical Education classes. The study highlights the importance of inclusive teaching, encouraging reflective practices to overcome prejudices and ensure equal opportunities in school Physical Education.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectDiálogo-
Palavras-chave: dc.subjectPraxiologia motriz-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectDialogue-
Palavras-chave: dc.subjectMotor praxeology-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Palavras-chave: dc.subjectElementary education-
Título: dc.titleDesdobramentos de um processo de ensino para ampliar a participação das meninas nas aulas de Educação Física-
Título: dc.titleDevelopments of a teaching process to increase girls’ participation in Physical Education classes-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.