Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | De Antonio, Vanessa Cisneiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:02:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:02:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/296247 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/296247 | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação de mestrado profissional objetivou produzir e analisar dados discursivos provenientes da implementação e avaliação de uma intervenção pedagógica, que consiste num Jogo de Tabuleiro, inspirado em técnicas do Teatro Fórum, do Teatro do Oprimido, almejando a promoção da formação cidadã, em virtude de reflexões a respeito de práticas que contrariam a formação integral dos estudantes. A pesquisa qualitativa, com metodologia de pesquisa-intervenção, foi realizada com estudantes do 9º ano do ensino fundamental, em uma escola pública localizada no interior do estado de São Paulo. A revisão de literatura foi conduzida com o intuito de explorar o conceito de Políticas Públicas Sociais, a formação cidadã dos estudantes, a teoria foucaultiana sobre o controle dos corpos e as propostas do Teatro do Oprimido, desenvolvidas por Augusto Boal, com o objetivo de avaliar o impacto dessa intervenção na formação política, social e cidadã do grupo de estudantes. Em tal pesquisa constatou-se que: os estudantes incorporaram os conceitos de opressor, oprimido e o significado social de política; a ação dramática vivenciada no jogo oportunizou e enriqueceu a aprendizagem humanizada; a mediação do professor é indispensável, evidenciando a necessidade de estudos preliminares, que podem ser feitos por meio do site que integra o produto educacional. | - |
Descrição: dc.description | This professional master’s dissertation aimed to produce and analyze discursive data from the implementation and evaluation of a pedagogical intervention, which consists of a Board Game, inspired by techniques from Forum Theater and Theater of the Oppressed, aiming to promote citizenship formation, due to reflections on practices that contradict the integral formation of students. The qualitative research, with intervention research methodology, was carried out with 9th grade students of elementary school, in a public school located in the interior of the state of São Paulo. The literature review was conducted with the aim of exploring the concept of Social Public Policies, the citizenship formation of students, Foucault’s theory on the control of bodies and the proposals of Theater of the Oppressed, developed by Augusto Boal, with the aim of evaluating the impact of this intervention on the political, social and citizenship formation of the group of students. In this research it was found that: the students incorporated the concepts of oppressor, oppressed and the social meaning of politics; The dramatic action experienced in the game provided an opportunity for and enriched humanized learning; the teacher’s mediation is essential, highlighting the need for preliminary studies, which can be done through the website that integrates the educational product. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Consciência do corpo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro do oprimido | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Política | - |
Palavras-chave: dc.subject | Body awareness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Theater of the oppressed | - |
Palavras-chave: dc.subject | Political Education | - |
Título: dc.title | Interações arte e movimento: o teatro do oprimido na formação política estudantil | - |
Título: dc.title | Art and movement interactions: the theater of the oppressed in student political education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: