Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Miarka, Roger | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Cruz, Lucas Gabriel de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:32:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:32:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/296205 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/296205 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho é motivado pelos afetos decorrentes das bandas de músicas, que são grupos sócio-artístico-culturais tradicionalmente brasileiros e de grande relevância especialmente no estado de Minas Gerais. Especificamente, trabalhou-se junto à Corporação Musical Nossa Senhora de Lourdes, uma banda de música da cidade de Vespasiano (MG). Uma vez que esta banda é mais velha que sua própria cidade-natal, emerge o interesse de perceber as potências da Corporação Musical enquanto um elemento que é municipal-social-cultural-musical-... Assim, a pesquisa teve o objetivo de investigar potências sobre modos como as lutas, organizações, práticas e relações constituídas na Corporação Musical Nossa Senhora de Lourdes, da cidade de Vespasiano (MG), podem aportar na constituição de educações matemáticas outras. Para tanto, alguns elementos movimentaram os processos metodológicos na composição desta pesquisa. São eles os afetos decorrentes da vivência junto à banda, através de uma postura cartográfica e decolonial; os levantamentos documentais, que deram indícios dos movimentos históricos da Corporação Musical Nossa Senhora de Lourdes; e as entrevistas com músicos e musicistas da banda, que apresentaram indícios dos efeitos produzidos por ela. A presente obra, enquanto cumpre o papel de dissertação de mestrado em Educação Matemática, assume a forma e a estrutura do estilo musical “dobrado” para propor composições que assumam a Corporação Musical Nossa Senhora de Lourdes e educações matemáticas e Cronopies+ e estudos culturais e músicas e... | - |
Descrição: dc.description | This research is motivated by the affections arising from music bands, which are socio-artistic-cultural groups traditionally Brazilian and of great relevance, especially in the state of Minas Gerais. Specifically, it worked with the Corporação Musical Nossa Senhora de Lourdes, a music band from the city of Vespasiano (MG). Since this band is older than its own hometown, there emerges an interest in perceiving the powers of the Corporação Musical as an element that is municipal-social-cultural-musical-... Thus, the research aimed to investigate the powers about the ways in which the struggles, organizations, practices and relationships constituted in the Nossa Senhora de Lourdes Musical Corporation, from the city of Vespasiano (MG), can contribute to the constitution of other mathematical educations. To this end, some elements moved the methodological processes in the composition of this research. They are the affections arising from the experience with the band, through a cartographic and decolonial posture; the documentary surveys, which gave clues about the historical movements of the Corporação Musical Nossa Senhora de Lourdes; and the interviews with musicians and musicists of the band, which presented evidence of the effects produced by it. This work, while fulfilling the role of a master's dissertation in Mathematics Education, assumes the form and structure of the musical style "dobrado" to propose compositions that assume the Corporação Musical Nossa Senhora de Lourdes and mathematical educations and Cronopies+ and cultural and musical studies and... | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bandas de música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Music band | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culture | - |
Título: dc.title | Um dobrado em Educação Matemática: composições junto a uma banda de música popular mineira | - |
Título: dc.title | A dobrado in Math Education: composing together a popular music band from Minas Gerais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: