Correspondência em movimento: Um Processo de Hibridização da Linguagem Epistolar e Videográfica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMotta, Gustavo de Moura Valença-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorSchütz, André do Nascimento-
Autor(es): dc.creatorGruenewald, Gabriela Cottini-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:02:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:02:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-04-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-04-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/296141-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/296141-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho relata o processo criativo e técnico de tradução de obras bidimensionais, inspiradas em cartas, para vídeos, desenvolvidas ao longo do Bacharelado em Artes Visuais. Através da hibridização entre a linguagem epistolar e a videográfica, busca-se ressignificar essas obras, utilizando experiências e reflexões acumuladas durante a formação acadêmica. O estudo propõe um relato pessoal e um diálogo com diversas referências teóricas, explorando temas como a materialidade da carta e do vídeo, a memória e a transposição de práticas artísticas. A pesquisa concentra-se na série em processo reler carta e enviar (evocações que têm o tempo de um batimento cardíaco). O desenvolvimento do projeto é analisado desde a criação das cartas até sua transformação em vídeos, destacando o ato de filmar e editar como exercícios de memória e ressignificação temporal. Este trabalho também reflete sobre as influências e desafios que surgiram durante a montagem do vídeo existe um povo que ainda não existe (receita pra tirar um argueiro dos olhos), apontando para a continuidade de sua prática artística em futuros desdobramentos.-
Descrição: dc.descriptionThis work reports the creative and technical process of translating two-dimensional works, inspired by letters, into videos, developed throughout the Bachelor’s degree in Visual Arts. Through the hybridization of epistolary and videographic language, the aim is to re-signify these artworks, utilizing experiences and reflections accumulated during the university. The study proposes a personal narrative and a dialogue with various theoretical references, exploring themes such as the materiality of letters and videos, memory, and the transposition of artistic practices. The research focuses on the series in process reler carta e enviar (evocações que têm o tempo de um batimento cardíaco). The development of the project is analyzed from the creation of the letters to their transformation into videos, highlighting the act of filming and editing as exercises in memory and temporal re-signification. This work also reflects on the influences and challenges that arose during the editing of the video existe um povo que ainda não existe (receita pra tirar um argueiro dos olhos), pointing to the continuity of this artistic practice in the future.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectArte-
Palavras-chave: dc.subjectCriação (Literária, artística, etc.)-
Palavras-chave: dc.subjectCartas-
Palavras-chave: dc.subjectGravações de vídeo-
Palavras-chave: dc.subjectVideoarte-
Título: dc.titleCorrespondência em movimento: Um Processo de Hibridização da Linguagem Epistolar e Videográfica-
Título: dc.titleCorrespondence in motion: a process of hybridization between epistolary and videographic language-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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