
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Motta, Gustavo de Moura Valença | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Schütz, André do Nascimento | - |
| Autor(es): dc.creator | Gruenewald, Gabriela Cottini | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:02:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:02:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/296141 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/296141 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho relata o processo criativo e técnico de tradução de obras bidimensionais, inspiradas em cartas, para vídeos, desenvolvidas ao longo do Bacharelado em Artes Visuais. Através da hibridização entre a linguagem epistolar e a videográfica, busca-se ressignificar essas obras, utilizando experiências e reflexões acumuladas durante a formação acadêmica. O estudo propõe um relato pessoal e um diálogo com diversas referências teóricas, explorando temas como a materialidade da carta e do vídeo, a memória e a transposição de práticas artísticas. A pesquisa concentra-se na série em processo reler carta e enviar (evocações que têm o tempo de um batimento cardíaco). O desenvolvimento do projeto é analisado desde a criação das cartas até sua transformação em vídeos, destacando o ato de filmar e editar como exercícios de memória e ressignificação temporal. Este trabalho também reflete sobre as influências e desafios que surgiram durante a montagem do vídeo existe um povo que ainda não existe (receita pra tirar um argueiro dos olhos), apontando para a continuidade de sua prática artística em futuros desdobramentos. | - |
| Descrição: dc.description | This work reports the creative and technical process of translating two-dimensional works, inspired by letters, into videos, developed throughout the Bachelor’s degree in Visual Arts. Through the hybridization of epistolary and videographic language, the aim is to re-signify these artworks, utilizing experiences and reflections accumulated during the university. The study proposes a personal narrative and a dialogue with various theoretical references, exploring themes such as the materiality of letters and videos, memory, and the transposition of artistic practices. The research focuses on the series in process reler carta e enviar (evocações que têm o tempo de um batimento cardíaco). The development of the project is analyzed from the creation of the letters to their transformation into videos, highlighting the act of filming and editing as exercises in memory and temporal re-signification. This work also reflects on the influences and challenges that arose during the editing of the video existe um povo que ainda não existe (receita pra tirar um argueiro dos olhos), pointing to the continuity of this artistic practice in the future. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Criação (Literária, artística, etc.) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cartas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gravações de vídeo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Videoarte | - |
| Título: dc.title | Correspondência em movimento: Um Processo de Hibridização da Linguagem Epistolar e Videográfica | - |
| Título: dc.title | Correspondence in motion: a process of hybridization between epistolary and videographic language | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: