Práticas pedagógicas e a teoria da atividade: impactos na formação de professores de Física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBozelli, Fernanda Cátia-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorMeira, Gabriel Menegolo de Castro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:58:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:58:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-02-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-02-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/296079-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/296079-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho examina as interações entre prática docente e teoria educacional a partir da experiência de um estagiário em regência na disciplina de Física da escola parceira de educação básica. Fundamentado na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), na Teoria da Atividade de Leontiev e no referencial teórico de Althusser sobre os Aparelhos Ideológicos do Estado (AIEs), o estudo busca compreender como práticas pedagógicas podem subverter normas institucionais e promover uma educação crítica. Nesse sentido, este trabalho tem por interesse responder à pergunta: “O que revela a análise de narrativas da própria prática de um futuro professor de Física, a partir do Estágio Supervisionado de Regência, com a intencionalidade de promover uma articulação dos conhecimentos de Física em uma perspectiva de formação crítica?”. Nesse sentido, os objetivos do trabalho são possibilitar que alunos de uma turma de primeiro ano do Ensino Médio possam vivenciar aulas de Física em que o conhecimento científico é articulado a uma perspectiva de formação crítica, tendo como referência a análise de água como tema estruturante das aulas. A pesquisa é de abordagem qualitativa e foi desenvolvida durante a realização do estágio de regência em uma turma de primeira série do Ensino Médio, a partir da elaboração e aplicação de uma sequência didática voltada para o Ensino Médio, abordando o conceito de racismo ambiental em comunidades rurais de Ilha Solteira, integrando conhecimentos científicos e contextos sociais. Para a constituição de dados, foram utilizadas narrativas autobiográficas, que, em seguida, foram analisadas por meio da análise narrativa e análise textual discursiva (ATD). Como métodos, os resultados do estudo identificam as tensões e potencialidades da prática pedagógica inicial, propondo reflexões sobre a formação docente e as possibilidades de transformação educacional. Reforçam a importância do estágio supervisionado como um espaço privilegiado para a formação de professores. Ao articular teoria e prática, o estágio oferece a oportunidade de vivenciar e refletir sobre os dilemas e possibilidades da prática pedagógica, permitindo que o futuro professor construa uma identidade profissional que ultrapasse a reprodução de normas e se comprometa com a transformação social. Ainda, a análise das narrativas revelou que, embora a escola desempenhe um papel central na perpetuação de desigualdades, ela também pode ser um local de resistência e inovação-
Descrição: dc.descriptionThe present study examines the interactions between teaching practice and educational theory based on the experience of a trainee teacher in charge of a Physics class in a partner basic education school. Grounded in Historical-Critical Pedagogy (HCP), Leontiev’s Activity Theory, and Althusser’s theoretical framework on Ideological State Apparatuses (ISAs), the research seeks to understand how pedagogical practices can challenge institutional norms and foster critical education. Accordingly, this study aims to answer the question: "What does the analysis of narratives from the teaching practice of a future Physics teacher, based on the Supervised Internship, reveal about fostering a connection between Physics knowledge and a perspective of critical education?". The objectives of this study include enabling first-year high school students to engage in Physics lessons where scientific knowledge is integrated with a critical educational perspective, using the analysis of water as a central theme for the classes. This qualitative research was conducted during the teaching internship in a first-year high school class and involved the design and implementation of a didactic sequence for high school students. The sequence addressed the concept of environmental racism in rural communities in Ilha Solteira, integrating scientific knowledge with social contexts. Autobiographical narratives were used to collect data, which were subsequently analyzed through narrative analysis and Discursive Textual Analysis (DTA). The findings of the study identify the tensions and potentialities of initial teaching practice, offering reflections on teacher education and possibilities for educational transformation. The results underscore the importance of the supervised internship as a privileged space for teacher training. By bridging theory and practice, the internship provides an opportunity to experience and reflect on the dilemmas and possibilities of pedagogical practice, enabling the future teacher to construct a professional identity that transcends mere reproduction of norms and commits to social transformation. Additionally, the narrative analysis revealed that, although schools play a cen-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEstágio supervisionado-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise narrativa-
Palavras-chave: dc.subjectFormação inicial de professores de Física-
Palavras-chave: dc.subjectFormação crítica-
Título: dc.titlePráticas pedagógicas e a teoria da atividade: impactos na formação de professores de Física-
Título: dc.titlePedagogical practices and activity theory: impacts on the training of Physics teachers-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.