Sequência didática: jogos populares nas aulas de educação física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrancati, Paulo Roberto-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorZacarias, Isabel Nunes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:29:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:29:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-02-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-02-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/296077-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/296077-
Descrição: dc.descriptionUma sequência didática de jogos populares para ser desenvolvida nas aulas de educação física, na qual tem as rodas de conversa, história dos jogos populares, vídeos, imagens e sugestões de jogos e como aplicar nas aulas.-
Descrição: dc.descriptionEste material didático-pedagógico é resultante da pesquisa intitulada “ Vivenciando e disseminando os jogos populares nas aulas de Educação Física no quarto ano do ensino fundamental I ” , que teve como propósito estabelecer uma sequência didática como referencial metodológico de ensino, para ser trabalhados nas aulas e proporcionar a disseminação dos jogos populares, fundamentado teoricamente, para professores de Educação Física que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental, que buscam no cotidiano escolar, construir novas práticas educacionais levando em conta as características, necessidades dos alunos, conhecer a história e as mudanças que os jogos populares passaram possibilitando a todos estes sujeitos uma aprendizagem significativa, passem a vivenciar e ensinar outras pessoas os jogos populares. Diante dessa proposição, foi desenvolvido, junto a uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental, um projeto de intervenção didático-pedagógico sobre os Jogos populares. A Educação Física apresenta em seu currículo um conjunto de conhecimentos, dentre estes os jogos populares, que contribuem para a formação e o enriquecimento de experiência dos alunos da Educação Básica. Vale ressaltar que a Educação Física é uma disciplina obrigatória do currículo escolar e apresenta características próprias e, por meio dela, os educandos podem construir saberes para ampliar a consciência de seus movimentos, desenvolver a autonomia e valer-se da cultura corporal de movimento presente no seu cotidiano. Este material foi produzido com o intuito de contribuir para o planejamento das aulas de Educação Física escolar, por meio de sugestões de aulas organizadas e elaboradas prioriza além dos saberes procedimentais, trazendo a questão conceitual em que os alunos conheçam as possíveis origens e sua relação com a cultura, suas transformações ao longo do tempo e a atitudinal respeitar, valorizar e disseminar os jogos populares.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Relação: dc.relationhttps://hdl.handle.net/11449/296080-
Relação: dc.relationVivenciando e disseminando os jogos populares nas aulas de educação física no quarto ano do ensino fundamental I-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação fisica-
Palavras-chave: dc.subjectJogos populares-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical education-
Palavras-chave: dc.subjectPopular games-
Título: dc.titleSequência didática: jogos populares nas aulas de educação física-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.