Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Mortari, Eduardo Campanelli. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:32:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:32:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/295911 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/295911 | - |
Descrição: dc.description | Na atualidade, metodologias ativas cada vez mais são preponderantes no processo escolar de ensino e aprendizagem da geração Alpha. Sociedades e indivíduos, histórica e culturalmente, estabelecem regras de convivência social, e o esporte, como uma invenção humana da Era Moderna, também tem regras regulamentadas. As aulas de Educação Física Escolar abrangem o ensino do esporte Basquetebol e, atualmente, constatamos nas mais diversas esferas do esporte violências simbólicas e físicas. Portanto prevalece a relevância do Projeto Político Pedagógico em abordar as competências sociais e emocionais como empatia, cooperação e respeito. Realizou-se revisão da literatura sobre a História do Basquete, como as definições de Gamificação e Inteligência Emocional. Nesse sentido, objetivou-se um Quiz de conhecimento em Basquetebol atrelado à aprendizagem socioemocional com 19 alunos do 9º ano de uma Escola Pública Estadual e, com base nessas informações, desenvolveu-se um Produto Educacional em formato de Quiz Educativo. A metodologia de pesquisa e da intervenção pedagógica abrangeu o método de pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, com os instrumentos de levantamento de pesquisa, diário de campo, quiz educativo e entrevista semiestruturada. A meta da pesquisa-ação foi a proposição de um game e propiciar aos alunos e aos professores escolares uma abordagem de ensino das regras e da história do Basquetebol e da aprendizagem socioemocional, articulando vivências corporais e virtuais. Foi constatado que: a) os alunos apresentaram um alto nível de conhecimento sobre as habilidades socioemocionais: 82% de acertos e 18% de erros; b) os alunos apresentaram um alto nível de conhecimento sobre a história do Basquetebol: 68% de acertos e 32% de erros; c) os níveis de conhecimento sobre as regras do Basquetebol ficaram abaixo dos outros temas, com 65% de acertos e 35% de erros. Com base nos dados da pesquisa, concluiu-se que o quiz é uma metodologia ativa que traz engajamento entre os jovens, para ensinar e avaliar o conhecimento de temas diversos relacionados aos esportes, suas regras e as habilidades socioemocionais. | - |
Descrição: dc.description | Nowadays, active methodologies are increasingly predominant in the school process of teaching and learning for Generation Alpha. Societies and individuals, historically and culturally, establish rules of social coexistence, and sports, as a human invention of the Modern Era, also have regulated rules. Physical Education classes in schools encompass the teaching of the sport Basketball and, currently, we observe symbolic and physical violence in various spheres of sports. Therefore, the relevance of the Political-Pedagogical Project in addressing social and emotional skills such as empathy, cooperation, and respect prevails. A literature review was conducted on the History of Basketball, as well as the definitions of Gamification and Emotional Intelligence. In this sense, a Basketball Knowledge Quiz linked to socioemotional learning was aimed at 19 ninth-grade students from a State Public School, and based on this information, an Educational Product in the form of an Educational Quiz was developed. The research methodology and pedagogical intervention encompassed the action research method, with a qualitative approach, using research survey instruments, field diary, educational quiz, and semi-structured interview. The goal of the action research was to propose a game and provide students and school teachers with an approach to teaching the rules and history of Basketball and socioemotional learning, integrating physical and virtual experiences. It was found that: a) the students demonstrated a high level of knowledge about socioemotional skills: 82% correct and 18% incorrect; b) the students demonstrated a high level of knowledge about the history of Basketball: 68% correct and 32% incorrect; c) the levels of knowledge about the rules of Basketball were lower than the other topics, with 65% correct and 35% incorrect. Based on the research data, it was concluded that the quiz is an active methodology that engages young people to teach and assess knowledge on various topics related to sports, their rules, and socioemotional skills. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Basquetebol | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Socioemocional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos Eletrônicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Regras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Basketball | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socioemotional Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rules | - |
Título: dc.title | O ensino das regras do Basquetebol atrelado à aprendizagem socioemocional: uma proposição de game para escolares. | - |
Título: dc.title | On teaching Basquetebol rules for socioemotional learning: a proposal of game for schools. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: