Expressões autoficionais em D'après une histoire vraie, de Delphine de Vigan, e Divócio, de Ricardo Lísias

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWimmer, Norma-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorFraga, Denise-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:33:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:33:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-27-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-27-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/295900-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/295900-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo o estudo dos narradores das obras D’après une histoire vraie (2015), da autora francesa Delphine de Vigan, e Divórcio (2013), do escritor brasileiro Ricardo Lísias, a partir da concepção estética de autoficção de Diana Klinger (2012). Para ela, o que interessa nos textos autoficcionais não é a relação de identificação entre a obra e os acontecimentos da vida do autor empírico, mas sim a criação do que ela chama o mito do escritor. A conjugação entre os processos de simulação da escrita e a inserção, nas obras, de operadores de identificação, que estabelecem o vínculo das informações biográficas do narrador às do autor, resulta na visão da autoficção como uma performance do autor do texto, caracterizada como a representação teatral do autor por meio de sua escrita. O emprego dessa técnica em Vigan leva ao questionamento da “verdade” e de sua possibilidade nos textos em primeira pessoa e demais produtos culturais. Em Lísias, a suspensão entre as concepções de real e de ficcional, de autor e de narrador, conduz a críticas sociais a determinadas práticas jornalísticas e a estruturas de poder brasileiras.-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to study the narrators of the works D'après une histoire vraie (2015), by the French author Delphine de Vigan, and Divórcio (2013), by the Brazilian writer Ricardo Lísias, from the aesthetic conception of autofiction by Diana Klinger (2012). For her, what interests autofictional texts is not the relationship of identification between the work and the events of the empirical author's life, but rather the creation of what she calls the myth of the writer. The conjugation between the processes of simulation of writing and the insertion, in the works, of identification operators, who establish the link between the narrator's biographical information and the author's, results in the view of autofiction as a performance of the author of the text, characterized as the theatrical representation of the author through his writing. Vigan's use of this technique leads to the questioning of "truth" and its possibility in first-person texts and other cultural products. In Lísias, the suspension between the conceptions of real and fictional, of author and narrator, leads to social criticism of certain journalistic practices and Brazilian power structures.-
Descrição: dc.descriptionCet ouvrage vise à étudier les narrateurs des œuvres D’après une histoire vraie (2015), de l’auteure française Delphine de Vigan, et Divórcio (2013), de l’écrivain brésilien Ricardo Lísias, à partir de la conception esthétique de l’autofiction de Diana Klinger (2012). Pour elle, ce qui intéresse les textes autofictionnels ce n’est pas le rapport d’identification entre l’œuvre et les événements de la vie de l’auteur empirique, mais plutôt la création de ce qu’elle appelle le mythe de l’écrivain. La conjugaison entre les processus de simulation de l’écriture et l’insertion, dans les œuvres, d’opérateurs d’identification, qui établissent le lien entre les informations biographiques du narrateur et celles de l’auteur, aboutit à considérer l’autofiction comme une performance de l’auteur du texte, caractérisée comme la représentation théâtrale de l’auteur à travers son écriture. L’utilisation de cette technique par Vigan conduit à la remise en question de la « vérité » et de sa possibilité dans les textes à la première personne et d’autres produits culturels. Dans Lísias, la suspension entre les conceptions du réel et de la fiction, de l’auteur et du narrateur, conduit à une critique sociale de certaines pratiques journalistiques et des structures de pouvoir brésiliennes.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionCAPES: 88887610958/2021-00-
Descrição: dc.descriptionCAPES: 88887.817813/2023-00-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectDelphine de Vigan-
Palavras-chave: dc.subjectRicardo Lísias-
Palavras-chave: dc.subjectAutoficção-
Palavras-chave: dc.subjectDiana Klinger-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance autoral-
Palavras-chave: dc.subjectAutofiction-
Palavras-chave: dc.subjectAuthorial performance-
Palavras-chave: dc.subjectL’autofiction-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance d’auteur-
Título: dc.titleExpressões autoficionais em D'après une histoire vraie, de Delphine de Vigan, e Divócio, de Ricardo Lísias-
Título: dc.titleAutofictional expressions in D'après une histoire vraie, by Delphine de Vigan, and Divócio, de Ricardo Lísias-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.