Teoria da Atividade, construto seres-humanos-com-mídias e inteligências artifciais: contribuições para o ensino e apredizagem de matemática

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBorba, Marcelo de Carvalho-
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorSilva, Ricardo Scucuglia Rodrigues da-
Autor(es): dc.creatorSouto, Daise Lago Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:35:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:35:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-26-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-26-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/295824-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/295824-
Descrição: dc.descriptionO objetivo da pesquisa foi compreender como o ensino e a aprendizagem de matemática podem ser transformados com a participação de Tecnologias Digitais, em particular com Inteligências Artificiais, como o ChatGPT - chat generative pre-trained transformer, sob as lentes da Teoria da Atividade, em conjunto com o construto Seres-Humanos-Com-Mídias. A pesquisa foi bibliográfica, tendo como fonte de produção de dados: o portal de teses e dissertações da Capes; a biblioteca digital brasileira de teses e dissertações; os anais dos dois maiores eventos brasileiros em Educação Matemática – SIPEM e ENEM; livros e artigos em periódicos qualificados. Para a seleção e análise dos dados foram utilizados os seguintes procedimentos: a) Identificação, localização e obtenção de documentos (teses, dissertações, livros, capítulos, entre outros) relacionados ao tema desta pesquisa; b) elaboração de esquema provisório com temas, subtemas e um rol de descritores; c) definição de critérios de inclusão e exclusão dos documentos que irão compor a pesquisa; d) construção critérios para definição dos dados que deverão compor o corpus da pesquisa; e) seleção dos textos que irão compor o corpus da pesquisa e leitura em arquivos digitais com redação de memorandos com as impressões que podem convergir para os objetivos da pesquisa; f) agrupamento dos arquivos que possuem convergências e refinamento do esquema provisório; g) aprofundamento e ampliação da busca por pesquisas cientificas, estudos, teorizações sobre os temas e subtemas; h) análise e interpretação final dos documentos selecionados; i) elaboração e proposição de problemas para o ensino da matemática com Inteligências Artificiais, especialmente com o ChatGPT. Como fundamentos teóricos, serão adotados a Teoria da Atividade em conjunto com o construto Seres-Humanos-Com-Mídias visto como um sistema de atividade. Os dados analisados indicaram que o uso de Inteligências Artificiais Generativas na Educação Matemática ainda é incipiente. As escassas publicações brasileiras e internacionais ainda são em nível de relatos de experiências e discussão de impressões preliminares.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência artificial-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da Atividade-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitais-
Título: dc.titleTeoria da Atividade, construto seres-humanos-com-mídias e inteligências artifciais: contribuições para o ensino e apredizagem de matemática-
Título: dc.titleActivity Theory, the humans-with-media construct, and artificial intelligence: contributions to the teaching and learning of mathematics-
Tipo de arquivo: dc.typeplanilha-
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