Escola do campo para sujeitos do campo: Escola do Campo Marta Pernambuco, análise da conquista, proposta sociopolítico-pedagógica e impactos iminentes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVillela, Fabio Fernandes-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSilva, Manoel Felipe da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:21:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:21:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-25-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-25-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/295810-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/295810-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação apresenta uma pesquisa qualitativa sobre a educação nas áreas do campesinato. Para tanto, precisamos realizar uma discussão teórica com base na fundamentação do materialismo histórico-dialético para apropriação dos sentidos da pesquisa. Partindo da discussão das dificuldades vividas pelos povos do Campo, suas perspectivas e ardis aos princípios dos meios organizativos desses sujeitos em forma de movimentos sociais e territoriais, onde pudemos chegar a alguns caminhos teóricos que desvelam a importância dos enfrentamentos sociopolíticos para a melhoria da vida nas áreas rurais. Sendo a educação um dos principais meios de apropriação dos saberes e conhecimentos sobre a sociedade, tentamos fazer os conectivos das lutas desses movimentos sociais com os processos educacionais vivenciados em suas bases, quando mobilizados em movimentos sociais, desde o acampamento ao assentamento. Findamos nossa proposta de escrita buscando entender o vislumbre da Educação do Campo nos modos formais com base nas legislações vigentes, como processos de conquistas, sucesso e dificuldades em sua implementação e o acesso equalitário à educação de qualidade. Finalizamos nossa análise com o tratamento da pesquisa realizada no assentamento onde está localizada a Escola do Campo Profª Marta Pernambuco, com profissionais dessa escola e sujeitos das comunidades circunvizinhas, para a real compreensão do que seja esse impacto na trajetória das pessoas que vivem nas áreas atendidas por esta Escola do Campo.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation presents qualitative research on education in the areas ofpeasantry. To do so, we need to carry out a theoretical discussion based on the theoretical foundation of historical-dialectical materialism to appropriate the meanings of the research. Starting from the discussion of the difficulties experienced by the people of the countryside, their perspectives and tricks to the principles of the organizational means of these subjects in the form of social and territorial movements, we were able to arrive at some theoretical paths that reveal the importance of socio-political confrontations for improving life in the areas rural. Since education is one of the main means of appropriating knowledge and knowledge about society, we try to connect the struggles of these social movements with the educational processes experienced at their bases, when mobilized in social movements, from the camp to the settlement. We ended our writing proposal seeking to understand the glimpse of Rural Education in formal ways based on current legislation, such as processes of achievements, success and difficulties in its implementation and equal access to quality education. We conclude our analysis with the treatment of research carried out in the settlement where Escola do Campo Profª Marta Pernambuco is located, with professionals from this school and subjects from the surrounding communities, for a real understanding of what this impact is on the trajectory of people living in the areas served by this Country School.-
Descrição: dc.descriptionEsta disertación presenta una investigación cualitativa sobre la educación en las zonas del campesinado. Para ello, es necesario realizar una discusión teórica basada en el fundamento teórico del materialismo histórico-dialéctico para apropiarnos de los significados de la investigación. A partir de la discusión de las dificultades que viven los pueblos del campo, sus perspectivas y engaños hasta los principios de los medios organizativos de estos sujetos en la forma de movimientos sociales y territoriales, pudimos arribar a algunos caminos teóricos que revelan la Importancia de los enfrentamientos sociopolíticos para mejorar la vida en las zonas rurales. Dado que la educación es uno de los principales medios de apropiación de conocimientos y conocimientos sobre la sociedad, intentamos conectar las luchas de estos movimientos sociales con los procesos educativos vividos en sus bases, cuando se movilizaron en movimientos sociales, desde el campo hasta el asentamiento. Finalizamos nuestra propuesta de redacción buscando comprender la visión de la Educación Rural en formas formales basadas en la legislación vigente, como los procesos de logros, éxitos y dificultades en su implementación y el acceso equitativo a una educación de calidad. Concluimos nuestro análisis con el tratamiento de la investigación realizada en el asentamiento donde se encuentra la Escola do Campo Profª Marta Pernambuco, con profesionales de esta escuela y sujetos de las comunidades aledañas, para una comprensión real de cuál es este impacto en la trayectoria de las personas. que viven en las áreas atendidas por esta escuela rural.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCampesinato-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do campo-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas de assentamento-
Palavras-chave: dc.subjectMovimentos sociais do campo-
Palavras-chave: dc.subjectPeasantry-
Palavras-chave: dc.subjectRural education-
Palavras-chave: dc.subjectSettlement schools-
Palavras-chave: dc.subjectRural social movements-
Palavras-chave: dc.subjectCampesinado-
Palavras-chave: dc.subjectEducación rural-
Palavras-chave: dc.subjectEscuelas de asentamiento-
Palavras-chave: dc.subjectMovimientos sociales rurales-
Título: dc.titleEscola do campo para sujeitos do campo: Escola do Campo Marta Pernambuco, análise da conquista, proposta sociopolítico-pedagógica e impactos iminentes-
Título: dc.titleCountry school for country people: Marta Pernambuco Country School, analysis of the achievement, sociopolitical-pedagogical proposal and imminent impacts-
Título: dc.titleEscuela rural para gente del campo: Escuela Rural Marta Pernambuco, análisis de los logros, propuesta sociopolítica-pedagógica e impactos inminentes-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.