
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Woida, Luana Maia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Irailton Melo de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:51:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:51:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-27 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/295715 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/295715 | - |
| Descrição: dc.description | O ambiente organizacional contemporâneo tem sido marcado por conflitos e desvios de conduta, com crescente aversão a temas com diversidade e inclusão e o desenvolvimento de comportamentos de incivilidade seletiva. Espera-se que o estabelecimento de uma cultura informacional, integrada a uma cultura de diversidade e civilidade, capacite os colaboradores a identificarem comportamentos inadequados no ambiente de trabalho, resultando em ações que promovam um ambiente saudável, respeitoso e colaborativo, com repercussões positivas no próprio desempenho organizacional. Com base nesse entendimento, e diante da crescente necessidade de pesquisas sobre o tema, este estudo busca compreender a influência da cultura informacional na percepção de comportamentos de incivilidade seletiva, mediada pela diversidade no trabalho. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa quantitativa, descritiva, não probabilística, por conveniência e corte transversal, envolvendo 338 profissionais de diferentes áreas. A análise dos dados foi realizada por meio da Modelagem de Equações Estruturais por Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM). Os resultados indicaram que a cultura informacional exerce efeitos diretos e positivos na percepção de incivilidade seletiva e na diversidade no trabalho; que a diversidade no trabalho medeia a relação entre cultura informacional e a percepção da incivilidade seletiva; também influencia direta e positivamente a percepção da incivilidade seletiva. Os achados da pesquisa reforçam a relevância da cultura informacional na dinâmica organizacional e sugerem que a diversidade no ambiente de trabalho pode desempenhar um papel significativo na modulação da percepção da incivilidade seletiva. Esta pesquisa também apresenta um modelo teórico que pode servir para investigações futuras, incentivando novas pesquisas sobre as interações entre esses fatores e contribuindo para o aprimoramento das práticas organizacionais e acadêmicas. Entre as limitações do estudo, destaca-se que não foram encontradas escalas validadas sobre CI, sendo construídas escalas a partir da revisão de literatura, submetidas à análise técnica especializada; também foi utilizado método não probabilístico, que não permite generalização; ainda a pesquisa adotou um enfoque apenas quantitativo. Recomenda-se, portanto, que pesquisas futuras trabalhem na construção e validação de mais escalas sobre cultura informacional, adotem uma abordagem probabilística e longitudinal e realizem uma abordagem qualiquantitativa. | - |
| Descrição: dc.description | The contemporary organizational environment has been marked by conflicts and behavioral deviations, with growing aversion to diversity and inclusion topics and the development of selective incivility behaviors. It is expected that the establishment of an informational culture, integrated with a culture of diversity and civility, will empower employees to identify inappropriate behaviors in the workplace, resulting in actions that promote a healthy, respectful, and collaborative environment, with positive repercussions on organizational performance itself. Based on this understanding, and given the growing need for research on the topic, this study seeks to understand the influence of informational culture on the perception of selective incivility behaviors, mediated by workplace diversity. To this end, a quantitative, descriptive, nonprobabilistic, convenience-based, and cross-sectional study was conducted, involving 338 professionals from different fields. Data analysis was performed using Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM). The results indicated that informational culture has direct and positive effects on the perception of selective incivility and on workplace diversity; that workplace diversity mediates the relationship between informational culture and the perception of selective incivility; and also directly and positively influences the perception of selective incivility. The research findings further reinforce the relevance of informational culture in organizational dynamics and suggest that diversity in the workplace may play a significant role in modulating the perception of selective incivility. This research also presents a theoretical model that can serve as a basis for future investigations, encouraging further research on the interactions between these factors and contributing to the improvement of organizational and academic practices. Among the study's limitations, it is noteworthy that no validated scales on CI were found, and scales were created based on a literature review and submitted to specialized technical analysis; a non-probabilistic method was also used, which does not allow generalization; and the study adopted a purely quantitative approach. It is therefore recommended that future research focus on the development and validation of additional informational culture scales, adopt a probabilistic and longitudinal approach, and include a mixed-methods approach. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura informacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Incivilidade seletiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Diversidade no trabalho | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PLS-SEM | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Informational culture | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Information science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Selective incivility | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Workplace diversity | - |
| Título: dc.title | A influência da cultura informacional na percepção da incivilidade seletiva mediada pela diversidade no trabalho | - |
| Título: dc.title | The influence of informational culture on the perception of selective incivility mediated by workplace diversity | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: