
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Xavier, Juarez Tadeu de Paula | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Pedro Gabriel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:30:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:30:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/295708 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/295708 | - |
| Descrição: dc.description | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de análise o podcast Mano a Mano, um programa que aborda temas relacionados à cultura negra e questões sociais com uma linguagem informal e acessível. A pesquisa busca identificar como o discurso sobre letramento racial é construído em um conteúdo não didático, focando em um formato de conversa que se diferencia de materiais tradicionais de ensino. O estudo explora a abordagem utilizada pelo apresentador e seus convidados para promover a conscientização sobre racismo e identidade racial, analisando de que maneira as discussões conseguem ressoar com um público amplo. A partir dessa análise, pretende-se contribuir para o entendimento de práticas de letramento racial em mídias contemporâneas e sua eficácia no engajamento social. | - |
| Descrição: dc.description | This thesis analyzes the podcast Mano a Mano, a program that addresses topics related to Black culture and social issues with an informal and accessible language. The research seeks to identify how the discourse on racial literacy is constructed in a non-didactic content, focusing on a conversational format that differs from traditional educational materials. The study explores the approach used by the host and his guests to promote awareness of racism and racial identity, examining how these discussions resonate with a broad audience. Through this analysis, the aim is to contribute to understanding racial literacy practices in contemporary media and their effectiveness in social engagement. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letramento racial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Podcast | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura negra | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Discurso informal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Engajamento social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mídia contemporânea | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Racial literacy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Black culture | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Informal discourse | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social engagement | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Contemporary media | - |
| Título: dc.title | Voz ativa: uma análise do processo de letramento racial a partir do podcast Mano a Mano | - |
| Título: dc.title | Voz ativa: an analysis of the racial literacy process based on the podcast Mano a Mano | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: