Voz ativa: uma análise do processo de letramento racial a partir do podcast Mano a Mano

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorXavier, Juarez Tadeu de Paula-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Pedro Gabriel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T18:30:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T18:30:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-21-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/295708-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/295708-
Descrição: dc.descriptionEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de análise o podcast Mano a Mano, um programa que aborda temas relacionados à cultura negra e questões sociais com uma linguagem informal e acessível. A pesquisa busca identificar como o discurso sobre letramento racial é construído em um conteúdo não didático, focando em um formato de conversa que se diferencia de materiais tradicionais de ensino. O estudo explora a abordagem utilizada pelo apresentador e seus convidados para promover a conscientização sobre racismo e identidade racial, analisando de que maneira as discussões conseguem ressoar com um público amplo. A partir dessa análise, pretende-se contribuir para o entendimento de práticas de letramento racial em mídias contemporâneas e sua eficácia no engajamento social.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis analyzes the podcast Mano a Mano, a program that addresses topics related to Black culture and social issues with an informal and accessible language. The research seeks to identify how the discourse on racial literacy is constructed in a non-didactic content, focusing on a conversational format that differs from traditional educational materials. The study explores the approach used by the host and his guests to promote awareness of racism and racial identity, examining how these discussions resonate with a broad audience. Through this analysis, the aim is to contribute to understanding racial literacy practices in contemporary media and their effectiveness in social engagement.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento racial-
Palavras-chave: dc.subjectPodcast-
Palavras-chave: dc.subjectCultura negra-
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso informal-
Palavras-chave: dc.subjectEngajamento social-
Palavras-chave: dc.subjectMídia contemporânea-
Palavras-chave: dc.subjectRacial literacy-
Palavras-chave: dc.subjectBlack culture-
Palavras-chave: dc.subjectInformal discourse-
Palavras-chave: dc.subjectSocial engagement-
Palavras-chave: dc.subjectContemporary media-
Título: dc.titleVoz ativa: uma análise do processo de letramento racial a partir do podcast Mano a Mano-
Título: dc.titleVoz ativa: an analysis of the racial literacy process based on the podcast Mano a Mano-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.