
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Teixeira Filho, Fernando Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Erislaynne Maria da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:59:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:59:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-19 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/295698 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/295698 | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar o processo de construção identitária de adolescentes pretas e pardas, cisgêneras, em contexto escolar público em uma cidade de médio porte do interior do Estado de São Paulo. O foco de investigação da pesquisa foram os sofrimentos e potencialidades raciais aparelhadas à classe e gênero, opressões que se articulam entre relações de poder e marcadores sociais de diferença dentro e fora do contexto escolar. Desta maneira, a pesquisa fundamentou-se em conceitos teóricos que trabalham com as perspectivas pós-estruturalistas, decoloniais e contra-decoloniais, iniciando com reflexões acerca da origem da interseccionalidade como campo conceitual e empírico. Coletamos dados e discursos por meio do grupo focal, com adolescentes pretas e pardas entre 14-17 anos, buscando investigar como se deu a percepção de sua identidade racial e, antes disso, como habitaram na dúvida sobre seu lugar racial. Tais discursos foram transcritos e analisados a partir da metodologia de análise do conteúdo. Assim, realizamos análise de conteúdo dos discursos coletados, à luz das reflexões interseccionais, entre análises esquizoanalítica e psicanalítica. Identificamos opressões e/ou subversões que produzem políticas de identidade, relações raciais emancipadoras e vitais para a saúde de adolescentes pretas e pardas. Os dados reiteram como o espaço escolar ainda está muito aquém de seu dever de enfrentamento ao racismo, sobretudo porque, apesar de obrigatório, não trabalha nem direta nem transversalmente os temas sobre história e emancipação da população afropindorâmica brasileira. A problemática da política do conhecimento é também étnico-racial emaranhado ao tabu e ressentimento, sendo estas, outras heranças-produtos do processo de miscigenação – e não unicamente a cor do corpo pardo. Portanto, urge um fortalecimento da educação intercultural com pedagogias contradecoloniais por meio da lei 10.639/2003. Para além da vida escolar, a dúvida "E eu, sou negra?" é um dos pontos de partida crucial para pensar o limbo racial no qual pessoas pardas se encontram, é necessário construir uma cosmo-visão que sustente as dinâmicas existenciais das mulheres negras, sobretudo, pardas-mestiças, na ética do cuidado no trânsito das diferenças e seus respectivos eixos de subordinação sexual, de classe, território e traços fenotípicos. | - |
| Descrição: dc.description | The aim of this research was to identify and analyze the identity construction process of black, cisgender adolescents in a public school context in a medium-sized city in the interior of the state of São Paulo. The focus of the research was racial suffering and potential, along with class and gender, oppressions that are articulated between power relations and social markers of difference inside and outside the school context. In this way, the research was based on theoretical concepts that work with post-structuralist and decolonial perspectives, beginning with reflections on the origin of intersectionality as a conceptual and empirical field. We collected data and speeches through focus groups with black (black and brown) adolescents aged 14-17, seeking to investigate how their racial identity was perceived and, before that, how they lived in doubt about their racial place. These speeches were transcribed and analyzed using the content analysis methodology. Thus, we carried out a content analysis of the discourses collected, in the light of intersectional reflections between schizoanalytic, and psychoanalytic analyses. The data reiterates how the school space still falls far short of its duty to combat racism, especially because, despite being mandatory, it does not deal directly or transversally with themes about the history and emancipation of the Brazilian Afro-Pindoramic population. The problem of the politics of knowledge is also ethnic-racial entangled with taboo and resentment, these being other legaciesproducts of the miscegenation process – and not just the color of the brown body –, therefore, there is an urgent need to strengthen intercultural education with counterdecolonial pedagogies through law 10.639/2003. Beyond school life, the question “What about me, am I black?” is one of the crucial starting points for thinking about the racial limbo in which brown people find themselves, it is necessary to build a worldview that supports the existential dynamics of black women, especially mixed-race women, in the ethics of care in the transit of differences and their respective axes of sexual subordination, class, territory and phenotypic traits. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
| Descrição: dc.description | 001 | - |
| Descrição: dc.description | 2022/15146-0 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Subjetivação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Racismo - Contexto escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes (Meninas) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Negros - Identidade racial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade (Psicologia) em adolescentes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sofrimento - Aspectos psíquicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Intersectionality | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Subjectivation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Black identities | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ethnic-racial relations | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Racism and the School context | - |
| Título: dc.title | "E eu, sou negra?" : as vicissitudes da construção da identidade negra de adolescentes de escolas públicas do interior paulista | - |
| Título: dc.title | "Y yo, soy negra" : las vicisitudes de la construcción de la identidad negra entre adolescentes de escuelas públicas del interior de São Paulo | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: