
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Coutinho, Rejane Galvão | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Balduino, Juliana Ignácio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:20:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:20:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/295641 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/295641 | - |
| Descrição: dc.description | Esta tese tem por objetivo compartilhar as escrevivências em arte-educação de mulheres negras que se conectaram por suas raízes e ancestralidade e vivem na diáspora brasileira. Nela, vamos encontrar a história do fortalecimento da autoestima, da identidade e do pertencimento, laços estes estabelecidos pela arte e pela organização de um espaço cultural independente, autodenominado Quilombo da Parada, gestionado pelo Instituto Esperança Garcia, fundado como um coletivo de mulheres negras por Raquel Almeida e Juliana Balduino, do sarau Elo da Corrente. Pretende-se com estas escrevivências contribuir para preencher uma lacuna histórica: o silenciamento das nossas vozes e histórias. Ao longo desse processo, foram muitas as vozes de mulheres que atravessaram e contribuíram para o registro das memórias aqui inscritas. Nessas escrevivências, as relações familiares, na educação, no trabalho e no fazer artístico se entrelaçam como um grande espelho, ora refletindo dores, ora amor e cuidado entre nós. A constituição de um espaço seguro de acolhimento e de trocas, e acesso a uma prática emancipadora têm como referência o movimento negro, os movimentos culturais e sociais, que visibilizam as vivências e experiências artísticas produzidas por mulheres negras. | - |
| Descrição: dc.description | This thesis aims to share the escrevivências in art education of black women who live in the Brazilian diaspora and are connected by their roots and ancestry. In it, we will find the story of the strengthening of self-esteem, identity and belonging, bonds established by art and by the organization of an independent cultural space, self-named Quilombo da Parada, managed by Instituto Esperança Garcia, founded as a collective of black women by Raquel Almeida and Juliana Balduino, from the soiree Elo da Corrente. These escrevivências intend to help fill a historical gap: the silencing of our voices and stories. Throughout this process, many women's voices have traversed this historical journey and contributed to recording the memories inscribed here. In these writings, relationships in families, work and artistic creation intertwine like a large mirror, sometimes reflecting pain, sometimes love and care between us. The constitution of a safe space for welcoming and exchange and access to an emancipatory practice are based on the black, cultural and social movements, which make visible the artistic experiences produced by black women. | - |
| Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
| Descrição: dc.description | 001 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte e sociedade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte afro-brasileira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mulheres negras - Narrativas pessoais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mulheres - Narrativas pessoais | - |
| Título: dc.title | Eu, Elas, Nós e a Ancestralidade : Escrevivências em Arte Educação do Instituto Esperança Garcia no Quilombo da Parada | - |
| Título: dc.title | Me, Them, Us and Ancestry - Writing Experiences in Art Education from the Instituto Esperança Garcia in Quilombo da Parada | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: