História local no Ensino Fundamental: materiais didáticos em Ourinhos/SP

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCeleste Filho, Macioniro-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSilva, Gisele Aparecida da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T19:00:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T19:00:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-19-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-19-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/295615-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/295615-
Descrição: dc.descriptionEste estudo teve como objetivo principal compreender como o ensino de História Local está representado no material didático fornecido pelo município de Ourinhos ao 3º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa se justifica pela ausência de materiais específicos que abordem a temática de maneira contextualizada, o que dificulta práticas pedagógicas significativas e a valorização das narrativas locais. A pesquisa adotou metodologia qualitativa, com análise documental, revisão bibliográfica de autores como Selva Guimarães Fonseca (1993) e Circe Maria Fernandes Bittencourt (1993), e entrevistas com professores da rede municipal. Os resultados indicaram que a abordagem da História Local nos materiais didáticos fornecido pelo município é genérica, pouco aprofundada e distante da realidade dos alunos. A partir disso, foi desenvolvido um livro paradidático digital, visando suprir essas lacunas e contribuir para a formação docente, a prática educativa e o engajamento dos estudantes. Conclui-se que a integração da História Local ao currículo pode fortalecer a identidade cultural e promover maior envolvimento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.-
Descrição: dc.descriptionThis study aimed to understand how the teaching of Local History is represented in the third-grade educational material provided by the municipality of Ourinhos. It is justified by the absence of specific materials that address the theme in a contextualized manner, which hinders meaningful pedagogical practices and the appreciation of local narratives. The research adopted a qualitative methodology, including document analysis, a bibliographic review of authors such as Selva Guimarães Fonseca (1993) and Circe Maria Fernandes Bittencourt (1993), and interviews with municipal school teachers. The results indicated that the approach to Local History in the didactic materials provided by the municipality is generic, superficial, and disconnected from the students' reality. Based on these findings, a digital paradidactic book was developed to fill these gaps and contribute to teacher training, educational practice, and student engagement. It is concluded that integrating Local History into the curriculum can strengthen cultural identity and foster greater student involvement in the teaching-learning process.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectHistória local-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo em ação-
Palavras-chave: dc.subjectLocal history-
Palavras-chave: dc.subjectElementary Education-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic material-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículum in action-
Título: dc.titleHistória local no Ensino Fundamental: materiais didáticos em Ourinhos/SP-
Título: dc.titleLocal History in Elementary Education: didactic materials in Ourinhos/SP-
Título: dc.titleHistoria local en la Educación Primaria: materiales didácticos en Ourinhos/SP-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.