
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Celeste Filho, Macioniro | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Gisele Aparecida da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:00:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:00:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/295615 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/295615 | - |
| Descrição: dc.description | Este estudo teve como objetivo principal compreender como o ensino de História Local está representado no material didático fornecido pelo município de Ourinhos ao 3º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa se justifica pela ausência de materiais específicos que abordem a temática de maneira contextualizada, o que dificulta práticas pedagógicas significativas e a valorização das narrativas locais. A pesquisa adotou metodologia qualitativa, com análise documental, revisão bibliográfica de autores como Selva Guimarães Fonseca (1993) e Circe Maria Fernandes Bittencourt (1993), e entrevistas com professores da rede municipal. Os resultados indicaram que a abordagem da História Local nos materiais didáticos fornecido pelo município é genérica, pouco aprofundada e distante da realidade dos alunos. A partir disso, foi desenvolvido um livro paradidático digital, visando suprir essas lacunas e contribuir para a formação docente, a prática educativa e o engajamento dos estudantes. Conclui-se que a integração da História Local ao currículo pode fortalecer a identidade cultural e promover maior envolvimento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. | - |
| Descrição: dc.description | This study aimed to understand how the teaching of Local History is represented in the third-grade educational material provided by the municipality of Ourinhos. It is justified by the absence of specific materials that address the theme in a contextualized manner, which hinders meaningful pedagogical practices and the appreciation of local narratives. The research adopted a qualitative methodology, including document analysis, a bibliographic review of authors such as Selva Guimarães Fonseca (1993) and Circe Maria Fernandes Bittencourt (1993), and interviews with municipal school teachers. The results indicated that the approach to Local History in the didactic materials provided by the municipality is generic, superficial, and disconnected from the students' reality. Based on these findings, a digital paradidactic book was developed to fill these gaps and contribute to teacher training, educational practice, and student engagement. It is concluded that integrating Local History into the curriculum can strengthen cultural identity and foster greater student involvement in the teaching-learning process. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História local | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículo em ação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Local history | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Elementary Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Didactic material | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículum in action | - |
| Título: dc.title | História local no Ensino Fundamental: materiais didáticos em Ourinhos/SP | - |
| Título: dc.title | Local History in Elementary Education: didactic materials in Ourinhos/SP | - |
| Título: dc.title | Historia local en la Educación Primaria: materiales didácticos en Ourinhos/SP | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: