
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Freitas, Lucas Bizarria | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:58:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:58:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-19 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/295590 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/295590 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho aprofundou a relação entre o medo e o ensino de ciências. Investigamos como o uso de mídias de diversos tipos, as transmídias, promovem a ligação entre ciências e filosofia no contexto do Ensino Médio. Nossa pesquisa tem como objetivo produzir o conhecimento pertinente nos alunos através da cultura midiática. A partir do referencial teórico da complexidade e da transdisciplinaridade, afirmamos que a o ensino de ciência produz um aculturamento científico e o cruzamento com a cultura popular, em especial a midiática, é capaz de mobilizar competências e habilidades fundamentais para os alunos em um mundo incerto. Portanto, explorando a questão do medo nessas mídias, criamos uma sequência didática, a aplicamos e a analisamos. Os resultados mostraram-se promissores e demandam futuras pesquisas. | - |
| Descrição: dc.description | This study explored the relationship between fear and science education. We investigated how the use of various types of media, transmedia, promotes the connection between science and philosophy in the context of high school. Our research aims to produce relevant knowledge in students through media culture. Based on the theoretical framework of complexity and transdisciplinarity, we affirm that science education produces scientific acculturation and the intersection with popular culture, especially media culture, is capable of mobilizing fundamental skills and abilities for students in an uncertain world. Therefore, exploring the issue of fear in these media, we created a didactic sequence, applied it and analyzed it. The results were promising and require future research. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transdisciplinaridade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Medo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Complexidade | - |
| Título: dc.title | O medo como tema transversal para uma educação transdisciplinar: encontro entre filosofia e ciências | - |
| Título: dc.title | El miedo como tema transversal para la educación transdisciplinaria: encuentro entre filosofía y ciencia | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | planilha | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: