Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Débora Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Priscila Carla | - |
Autor(es): dc.creator | Chervi, Jaqueline Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:54:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:54:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/295517 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/295517 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como tema a (in) visibilidade dos jovens que se encontram em medida socioeducativa em meio aberto, seja ela liberdade assistida (LA) ou prestação de serviços à comunidade (PSC). O objetivo consistiu em buscar elementos que possibilitem identificar o histórico de aproximação com o ato infracional, a experiência de cumprimento de medidas socioeducativas, se a socioeducação é efetiva e sobre possíveis projetos de futuro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja análise foi realizada a partir de dados coletados em entrevistas semiestruturadas. Para tanto foi utilizado a análise de conteúdo, com base teórica em uma perspectiva crítica de Educação. Ao final do trabalho, ficou evidente o quanto o jovem periférico é excluído da sociedade, tendo a criminalização uma forma de ser incluído e visto pela sociedade. A socioeducação vivenciada por estes jovens não possibilita o rompimento com a infração, pois seus direitos continuam sendo violados, bem como os projetos para o futuro mantem-se na lógica da entrada formal no mercado de trabalho. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jovens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ato infracional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socioeducação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medida socioeducativa | - |
Título: dc.title | A voz dos oprimidos: a invisibilidade dos jovens que estão em medida socioeducativa | - |
Título: dc.title | The voice of the oppressed: the invisibility of young people who are in socio-educational measures | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: