Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sarti, Flávia Medeiros | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Barros, Caroline Fernandes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:21:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:21:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/295513 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/295513 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta os resultados de um estudo bibliográfico que objetivou reunir, na literatura especializada em português, elementos para a discussão sobre a o valor formativo das relações entre gerações profissionais docentes e analisar como os pesquisadores da área desenvolvem e discutem sobre esse tipo de formação. A revisão realizada identificou 8 dissertações, 2 teses e 4 artigos. De acordo com os resultados obtidos, nota-se a necessidade de uma formação de professores que institua a relação entre diferentes gerações de professores de modo a trazer os professores experientes para dentro da formação, amenizando, entre outros problemas, as desistências no início da carreira docente e o choque de realidade, embora as pesquisas analisadas no estudo bibliográfico apresentem dados ricos, detalhados e relevantes, há poucos pesquisadores que se dedicam ao tema no Brasil, mesmo que as bases pesquisadas sejam abrangentes e relevantes, a prática de formação de professores pelas Instituições de Ensino Superior pouco consideram a relevância da relação intergeracional. | - |
Descrição: dc.description | This work presents the results to bibliographic study that aimed to gather, in the specialized literature in Portuguese, elements to the discussion on the formative value the relationships between professional generations of teachers and to analyze how researchers in the area develop and discuss this type to training. The review carried out identified 8 dissertations, 2 theses and 4 articles. According to the results obtained, there is a need for teacher training that establishes the relationship between different generations on teachers in order to bring experienced teachers into the training, mitigating, among other problems, early dropouts and the shock to reality, although the research analyzed in the bibliographic study presents rich, detailed and relevant data, there are few researchers who dedicate themselves to the theme in Brazil, even though the researched bases are comprehensive and relevant, the practice to the teacher training by Higher education institutions have little regard for the relevance of the intergenerational relationship. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações intergeracionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geração profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intergenerational relations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional generation | - |
Título: dc.title | Relações intergeracionais e formação profissional docente: uma análise das produções acadêmicas | - |
Título: dc.title | Intergenerational relations and professional teacher training: an analysis of academic productions | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: