Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Maia, Diego Corrêa | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Cezarano, Basya | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:10:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:10:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/295511 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/295511 | - |
Descrição: dc.description | A geografia integra-se na vida de todas as pessoas e está presente na vida diária de cada indivíduo, visto que é através do conhecimento geográfico que se obtém conhecimentos de localização, noção espacial e também sobre as relações do indivíduo com o meio onde vive. No ambiente escolar, a geografia está presente desde a Educação Infantil e a cada etapa escolar é acrescida de conhecimentos mais específicos. Todavia, é no Ensino Fundamental I que os conteúdos são introduzidos aos escolares, através da alfabetização e do letramento geográfico, visando o desenvolvimento dos principais temas da Geografia escolar. Assim sendo, este trabalho tem por finalidade produzir uma análise sobre as condições avaliativas descritas tanto no Parâmetro Curricular Nacional (PCN) quanto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Contudo, esse trabalho é desenvolvido através de uma abordagem qualitativa, através da pesquisa bibliográfica e análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular, voltada para análises sobre as condições avaliativas dos conteúdos de Geografia, no Ensino Fundamental I. Assim sendo, é possível notar mais semelhanças do que diferenças entre os documentos. Ambos se diferenciam apenas na metodologia proposta para a realização das avaliações dos conteúdos curriculares. | - |
Descrição: dc.description | Geography is integrated into the lives of all people and is present in the daily life of each individual, since it is trough geographical knowledge that knoeledge of location, spatial notion and also about the individual's relations with the environment where he lives is obtained. In the school environment, geography is present in Early Childhood Education and more specific knowledge is added to each school stage. However, it is in Elementary School I that the contents are introduced to schoolchildren, through literacy and geographic literacy, the development of the main themes of school geography. Therefore, this work has the task of producing an analysis on the identical evaluation conditions both in the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) and in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). However, thi work is developed through a qualitative approach, through bibliographic research and documentary analysis of the Parâmetros Curriculares Nacionais and the Base Nacional Comum Curricular, focused on analysis on the evaluative conditions of the contents of Geography, in Elementary School I. Therefore, it is possible to notice mor similarities than differences between the documents. Both differ only in the methodology proposed for the realization of curriculum theories. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental I | - |
Palavras-chave: dc.subject | PCN | - |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geography | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elementary School I | - |
Título: dc.title | A avaliação dos conteúdos de geografia, no Ensino Fundamental I: uma comparação dos métodos avaliativos | - |
Título: dc.title | Assessment of geography content in Elementary School I: a comparison of assessment methods | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: